Destaque:

El centenario de las apariciones de la Virgem Maria en Fatima

Rosa Caroline Crespo Fernández Valderi da Silva En su visita al santuario de Fátima en 1982, San Juan Pablo II proclamaba que "a ...

Você escolheria a Monarquia como melhor sistema de governo para o Brasil?

sábado, 17 de maio de 2014

V Domingo do Tempo Pascal

At 6,1-7 1Pd 2,4-9 Jo 14,1-12

Pe. Valderi da Silva

Fratres carissimi!

Na Liturgia do IV domingo do Tempo Pascal, contemplávamos o evangelho onde Nosso Senhor afirma claramente ser Ele a porta por onde entram as ovelhas para o redil (Jo 10,7.9), ou seja, a porta por onde o batizado entra na vida eterna. Neste V domingo do Tempo Pascal, encontramos Nosso Senhor em continuação a este tema, mas apresentando um aprofundamento.

Jesus reafirma que somente Ele é a entrada certa, somente Ele é o caminho, somente Ele é a vida verdadeira (cf. Jo 14,6). Nestas palavras de Cristo encontramos três aspectos de Seu ser, de Sua existência: caminho, verdade, vida.

Todo cristão precisa perceber que seu caminho, não se trata das ruas e vielas por onde passa, não se mede este caminho pelo metros e quilômetros que andamos na vida. Nosso “caminhar” é a vida. Caminhar neste sentido é viver, sendo a vida que temos um dom de Deus, algo que recebemos porque Deus assim capacitou o ser humano para gerar filhos. Mas “caminhar” é uma ação, isto é, se caminha num caminho, e para que a vida (nosso caminhar) esteja na direção certa, seguindo a ordem para a qual existe é necessário saber onde está este “caminho”, único e certo para a realização do ser humano, criado e redimido por Deus. Jesus, o Verbo Encarnado, o Filho Unigênito do Pai, nos revela que este caminho que o ser humano necessita trilhar é Ele mesmo. Como? Andar Nele, caminhar Nele. Esta deve ser nossa existência neste mundo. Viver Nele significa buscar uma íntima união com Cristo a tal ponto que viveremos uma vida divina, participantes da vida de Deus. Isto é a santidade.

Este “caminho” nos revela qual é a verdadeira vida: Jesus Cristo. Ora, se Ele mesmo é o caminho, a trilha por onde caminhamos, ou seja, vivemos, parece claro que a vida que buscamos só pode ser Sua vida: viver com Ele, viver como Ele, viver Nele. Assim, a “vida nova” de que tanto nos fala o próprio Jesus é a Sua própria vida, ninguém poderá ter uma vida nova se não for a vida Dele, de Nosso Senhor Jesus Cristo. É estranho pensarmos em uma vida na sua plenitude – sem dor, sem sofrimento, sem morte! - sem Jesus Cristo, pois é somente Ele o vivente perfeito, aquele que têm a vida verdadeira para todos. Os batizados são os chamados a alcançar este estado de vida, são capacitados para isto através da graça batismal. Neles a assistência divina age de maneira eficaz quando não há pecado mortal que interrompa esta comunicação divina, ajudando-os a suplantar a tentação ao pecado para continuar no “caminho”, isto é, continuar na vida de Cristo. Esta vida de Cristo é a salvação, quem a alcança já esta salvo, mas é necessário buscá-la como denodado esforço, sem aquele natural desânimo diante do dia a dia cheio de pequenas distrações e contrariedades.

Sendo Jesus o caminho e a vida, percebemos que só é possível que Ele assim fosse se junto seguisse outra característica: a verdade. Ele é a Verdade em si mesmo, de maneira que nada que sai de sua boca, nenhuma atitude ou nenhum gesto é envolto na dúvida ou mentira. Nele não há espaço para mensagens dúbias ou com segundas intenções. Sua clareza brota necessariamente por ser a Verdade em Si, e isto quer dizer a própria essência de Deus. Fora Dele não existe verdade, tanto é assim que a medida que nos afastamos Dele, somos mais capazes de mentir, enganar e caluniar, o que nos serve também para medirmos nossa vivência com Deus. Se vivemos da Verdade, viveremos com verdade. Se vivemos ainda longe da Verdade, ou desta vida divina que é o próprio Jesus, ainda somos capazes de pecar contra a Verdade.

Para aceitar esse Jesus como Ele mesmo se apresenta – porta, caminho, vida e verdade – é preciso um pressuposto, algo sem o qual não é possível que alguém se aproxime da vida divina em sua plenitude: a . Jesus nos aponta isto no início deste evangelho ao dizer “não se perturbe o vosso coração, tendes fé em Deus, tende fé em mim também” (Jo 14,1). Fé que todos os cristãos batizados recebem como dom sobrenatural no dia do seu batismo, e que precisa crescer ao longo dos anos, para que todos possam alcançar esta maturidade na fé capaz de viver a vida de Cristo, salvação do ser humano.

Queridos irmãos. O que Tomé e Felipe perguntam a Jesus é reflexo de quem ainda precisa amadurecer sua fé em Jesus Cristo, pois ainda não enxergam a união íntima de Deus Filho com o Deus Pai. Um querendo conhecer o caminho, sendo que o “caminho” estava a sua frente (cf. Jo 14,5). O outro querendo ver a Deus Pai, sendo que o próprio Filho estava diante dele, e na união íntima dos dois, quem vê o Filho vê o Pai (cf. Jo 14,9). Do mesmo modo que buscamos a Deus, temos que fazê-lo em Jesus Cristo. Ele é o caminho, a verdade e a vida porque é Deus, igual a Deus Pai em tudo, por isso é capaz de nos preparar um lugar na eternidade.

O “edifício espiritual” (1Pd 2,5) que fala São Pedro na sua carta, é a Igreja visível, formada de todos os batizados que vivem segundo a vida de Cristo. Esta Igreja visível vai crescendo desde os primórdios da Igreja relatada nos Atos dos Apóstolos (At 6,1), e será sempre a missão desta Igreja mostrar a todos os homens e mulheres quem é o caminho, a verdade e a vida, Aquele que nos leva a morada eterna, preparada para todos os que, conhecendo o Filho de Deus, o seguem, moldando suas vidas a vida Dele para assim participar desta vida divina que somente Deus a têm em plenitude.

“Pois reta é a palavra do Senhor, e tudo que Ele faz merece fé” (Sl 32), nos diz o Salmo desta liturgia. A fé não impõe limites na esperança em Deus, por este motivo sempre esperamos confiantes Nele, apesar da fraqueza do rebanho, pois somente com Ele é possível andar o caminho certo num mundo como o nosso, envolto na névoa do erro, muitas vezes trevas densas capazes de nos levar a perdição.

Roguemos a Virgem Santíssima ande conosco, para vivermos juntos na morada eterna.

Nenhum comentário: