Destaque:

El centenario de las apariciones de la Virgem Maria en Fatima

Rosa Caroline Crespo Fernández Valderi da Silva En su visita al santuario de Fátima en 1982, San Juan Pablo II proclamaba que "a ...

Você escolheria a Monarquia como melhor sistema de governo para o Brasil?

sábado, 8 de dezembro de 2012

Imaculada Conceição de Maria

Gn 3,9-15.20 Ef 1,3-6.11-12 Lc 1,26-38

Pe. Valderi da Silva

Caríssimos irmãos e irmãs.

A Igreja inteira celebra hoje o louvor a Virgem Maria por sua imaculada conceição. Da Mãe de Deus nos vêm a certeza de que o Senhor faz grandes obras em favor da humanidade, a maior de todas elas foi justamente a encarnação de Seu Filho Jesus Cristo. Mas este nascimento foi antecedido por outra outra grande intervenção divina em favor daquela que daria seu sim a Deus: Maria.

[Maria no plano de Deus]

Não podemos separar Maria dos planos de Deus, pois ela foi tão crucial ao que Deus planejava para a humanidade, que sem ela tudo poderia ser diferente. Não que Deus não colocaria igualmente Seu plano de salvação em vigor, mas o demônio teria mais motivos para acreditar que Deus pode falhar, pois sempre conta com nossa colaboração, algo que muitas vezes pode deixar a desejar por nossa fraqueza diante do pecado.

Neste sentido é que entendemos o quanto Maria foi importantíssima ao plano de Deus, não somente porque respondeu afirmativamente ao anjo que fora-lhe enviado, mas também porque com sua aceitação da Vontade de Deus, provou definitivamente que a natureza humana é serva da Vontade divina, que o ser humano não é escravo desta natureza manchada pelo pecado original, que tantas e tantas vezes pode nos levar a pecar. No sim de Maria ao anjo esta presente a mão estendida de Deus à humanidade, afim de resgatá-la das trevas do erro e da morte, mas também esta presente a participação humana, na aceitação de Maria ao que ouvira de Deus, pois ela, mesmo preservada do pecado, continuava tendo uma vontade livre e inteligência própria.

Para responder, Maria fez o que todos os homens fazem, quis compreender a questão apresentada a ela para que pudesse então dar uma resposta. Maria naturalmente faz questionamentos ao anjo e a si mesma na esperança de compreender do que se tratava tal anuncio. Algo parecido com o que fazemos quando se trata de percebermos a vontade de Deus em nossas vidas, pois, acaso não queremos questionar a Deus antes de dar a resposta que a vontade Dele nos pede? Acaso não é uma tendencia puramente humana querer logo fazer perguntas antes de dar uma resposta, na tentativa de entender melhor a questão? Certamente que buscar compreender as coisas que se nos apresentam não é mal, no entanto, quando se trata de Deus, de algo que Ele nos pede não há a necessidade de fazer tal questionamento, pois somente se questiona algo vindo de um igual ou inferior mas não de um superior. Ora, Deus é superior a nós, e portanto a Ele sempre nos cabe uma única resposta: “Sim”.

Maria buscou compreender aquelas palavras do anjo, mas imediatamente aceitou-as sem as compreender totalmente, pois reconheceu nelas a autoridade de Deus. Esta deve ser nossa postura diante de algo pedido a nós pela vontade do Criador. Conseguiremos dar este “sim”, primeiramente, com o reconhecimento da autoridade Divina, autoridade que nos impele a somente obedecer, como a filhos confiantes que sabem que o Pai sempre planeja algo bom.

[A imaculada conceição]

A solenidade de hoje, nos lembra de algo que antecedeu esta aceitação de Maria ao plano divino. Nos recorda que Maria teve esta capacidade de responder prontamente a Deus a algo tão grande, porque estava livre do pecado, ou seja, imaculada desde a concepção. Maria é a única, juntamente com Jesus Cristo, que não nasceu com o pecado original, pois foi desde o ventre materno preservada por Deus desta mancha infeliz que todo ser humano traz em sua natureza.

A Imaculada Conceição de Maria sempre foi uma devoção a cerca da Mãe de Deus que esteve presente na Igreja, principalmente nas regiões da Inglaterra e Normandia que já no século XI a celebrava como festa litúrgica. Mas foi somente em 1854 – por Sua Santidade Pio IX – que a Igreja definiu como dogma a Imaculada Conceição de Maria, ou seja, neste dia a Igreja proclamava como verdade de fé inquestionável a preservação, desde a concepção materna, da Virgem Maria de toda a mancha do pecado original. Por isso, esta solenidade ser tão cara aos cristãos católicos, sendo dia santo de preceito, de participação obrigatório da Santa Missa, sob pena de pecado grave.

A Igreja ao proclamar este dogma não somente assume uma verdade que já era celebrada entre os fiéis, mas também oferece a toda a humanidade a melhor compreensão daquela que possui inúmeros benefícios outorgados por Deus, isto para ser nossa auxiliadora contra as insídias do demônio, contra as ciladas do mal. Por isso, recorrer a Ela como auxílio principalmente nas tentações referentes a imoralidades e boa educação da sensualidade. Ela não se restringe em nos auxiliar somente nisso, mas como a totalmente pura, dá-nos a inspiração necessária para vencermos a inclinação da carne, para viver santamente junto de Deus.

[A Saudação Angélica]

Sempre lembramos destas palavras do Anjo a Maria em nossas orações. A cada “Ave Maria” que rezamos, repetimos a saudação angélica, e precisamos perceber a grandeza desta oração. Muitos podem cair no marasmo de uma repetição de “Ave Marias” sem a menor compreensão do que esta oração nos lembra e da maravilha que por ela veio-nos ao mundo. No início desta homilia, iniciamos com uma “Ave Maria” precisamente para nos fazer presente a grandiosidade de tais palavras. Pensemos que esta oração, juntamente com a oração que Jesus nos ensinou, são as únicas ricamente ensinadas por Deus, uma com a ordem direta do Senhor – o Pai nosso – a outra tão cheia de verdade e tão bela que não poderia ser criada por homens a não ser por um anjo de Deus.

Que oração podemos criar que seja mais digna e justa a tão excelsa Mãe de Deus? Todas as que elaborarmos com nossa criatividade e devoção nunca superaram a oração da Saudação Angélica, pois traz em si uma verdade que nunca se poderia imaginar a repeito de Deus e do que fez em favor de Maria Santíssima.

[A Nova Eva]

Em Maria Santíssima vemos a figura da Nova Eva, imagem da nova humanidade descendente de Cristo Jesus. Maria é aquela que, sendo intocada pelo pecado desde a concepção, permanecendo Virgem e sendo a mãe de Jesus, se torna o receptáculo de todas as graças que Deus pode doar a uma criatura. Muito justa é a invocação que se faz numa antiga ladainha em Sua honra, “vaso espiritual” e “vaso digno de honra”, pois é nela que se conservou toda a graça que recebeu de Deus pelas grandiosas obras que Ele fez em favor da humanidade. Por isso, é justo que lhe tenhamos como dispensadora das graças que possui superabundantemente.

Nova Eva, porque venceu a “serpente” do mal que a antiga não conseguiu. Nova Eva porque agora é mãe da nova geração dos filhos de Deus.

Virgem por causa Deus, Imaculada por causa de Deus, obediente por amor a Deus! Roguemos por sua proteção!

Nenhum comentário: