Destaque:

El centenario de las apariciones de la Virgem Maria en Fatima

Rosa Caroline Crespo Fernández Valderi da Silva En su visita al santuario de Fátima en 1982, San Juan Pablo II proclamaba que "a ...

Você escolheria a Monarquia como melhor sistema de governo para o Brasil?

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Nossa Senhora Rainha, do Céu e da Terra

Is 9,1-6 Lc1,26-38
Valderi da Silva
Caríssimos irmãos e irmãs.
Neste dia temos a memória de Nossa Senhora Rainha, comemoração que complementa a Solenidade que a alguns dias celebrávamos, a Assunção de Maria aos Céus. De fato, fica-nos compreensível aceitar esta possibilidade de Maria ser coroada no Céu como Rainha visto que por graça alcançada foi levada para lá, junto do Rei dos reis.Maria Rainha do Ceu e da Terra
Desde a antiguidade cristã se fala de Maria como “Senhora”, e este título não é mero respeito, mas deseja revelar uma verdade a respeito da relação dela com toda a humanidade. Se trata do senhoril de Maria, mas um senhoril que difere no grau ao compararmos com o senhoril de seu filho Jesus. Ela é Senhora porque é mãe do Senhor, sendo assim necessário que esteja a frente daqueles que têm no Seu filho o Senhor do mundo. Evidentemente que não exerce este senhoril como seu filho – como já dito -, o faz por sua “faculdade” de poderosa intercessão, aí esta a característica usual que a leva a ser Senhora de todos. Por ser Senhora é plausível que cheguemos a denominá-la Rainha, visto que não existirá alguém com semelhante grau de intercessão junto a Deus do que ela, mas o que mais fortalece a chamá-la de Rainha é sua maternidade, ou seja, é a mãe de Jesus Cristo, o Rei Eterno.
Pio XII, o muito venerável papa que proclamou o dogma da Assunção de Maria em 1950, escreveu uma carta encíclica – em 1955 - sobre a realeza de Maria, onde instituía a festa de Nossa Senhora Rainha. A carta chamada Ad Caeli Reginam – Rainha do Céu – desenvolve o percurso desta devoção que parte desde os primórdios da Igreja com os Santos Padres que a chamavam diversas vezes de “Senhora”. São Jerônimo escrevia em determinado texto: "Saiba-se que Maria, na língua siríaca, significa Senhora” (Liber de nominibus hebraeis: PL 23, 886); também São Pedro Crisólogo escreve: "O nome hebraico Maria traduz-se por "Domina" em latim: "portanto o anjo chama-lhe Senhora para livrar do temor de escrava a mãe do Dominador, a qual nasce e se chama Senhora pelo poder do Filho" (Sermo 142, De Annuntiatlone B.M.V.: PL 52, 579 C; cf. também 582B; 584A: "Regina totius exstitit castitatis"). Assim muitos outros Padres e escritores dirigiam-se a Maria como a Senhora por graça de Sua maternidade divina. Mas ainda desejo destacar o que escreveu São Germano: "Senta-te, ó Senhora; sendo tu Rainha e mais eminente que todos os reis, pertence-te estar sentada no lugar mais nobre" (In Praesentationem Ss.mae Deiparae, I: PG 98 303A). Aqui já fica mais evidente que nunca foi incomum a titulação de Rainha a Maria.
Contudo, é necessário encontrar o fundamento teológico para festejarmos esta Rainha legitimamente. Não mereceria muito esforço de nossa parte, bastando-nos recorrer ao que os próprios evangelhos já nos deixam, que ela é a Mãe de Deus, visto sua maternidade divina. É por este motivo em especial que facilmente a reconhecemos como Rainha, visto que és a Mãe do Rei do universo e que foste elevada ao Céus para colocar-se ao lado deste Rei eterno. Assim lemos claramente no Evangelho que nesta liturgia encontramos: Eis que conceberás e darás a luz um filho... ele será grande, será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi. Ele reinará para sempre sobre os descendentes de Jacó e o seu reino não terá fim (Lc 1,31-33). Nas palavras do enviado de Deus a Maria, visivelmente conhecemos que o filho que dela nascerá é Rei, e como seu reinado não terá fim possui um reinado acima de qualquer rei existente ou por vir. Neste sentido, sendo Rei dos reis, seria conveniente que Ele coroasse aquela que a gerou como Rainha, para que participasse agora no Seu Reino, como participou de Sua vida na terra. Interessante notarmos como no Antigo Testamento, já Isaías fala deste Rei que assumirá o trono de Davi: grande será o seu reino e a paz não há de ter fim sobre o trono de Davi e sobre o seu reinado, que ele irá consolidar e confirmar em justiça e santidade (Is 9,6). Este Rei poderoso e sábio é o Filho da Virgem que agora, após levá-la aos Céus junto Dele, a coloca ao seu lado no Trono eterno e necessariamente a coroa Rainha dos Céus.
Podemos também a considerar Rainha pela sua eminente dignidade, principalmente ao ser cumulada de muitíssimas graças, que superam a de todos os santos e anjos. Escreve Pio XII na encíclica Ad Caeli Reginam:
Para melhor compreendermos a sublime dignidade, que a Mãe de Deus atingiu acima de todas as criaturas, podemos considerar que a santíssima Virgem, desde o primeiro instante da sua conceição, foi enriquecida de tal abundância de graças, que supera a graça de todos os santos. Por isso, como escreveu na carta apostólica Ineffabilis Deus o nosso predecessor, de feliz memória, Pio IX, Deus "fez a maravilha de a enriquecer, acima de todos os anjos e santos, de tal abundância de todas as graças celestiais hauridas dos tesouros da divindade, que ela - imune de toda a mancha do pecado, e toda bela apresenta tal plenitude de inocência e santidade, que não se pode conceber maior abaixo de Deus, nem ninguém a pode compreender plenamente senão Deus" (Pio IX, Bula Ineffabilis Deus: Acta Pii IX, I, p.597-598). (Pio XII, Encíclica Ad Caeli Reginam, n.39)
É por esta dignidade recebida pelo estado adquirido junto de Deus, que Maria Santíssima pode ser considerada justamente e adequadamente Rainha de todo o Céu.
Mas também é Rainha dos homens, pois recebe juntamente a “governança” real sobre as mentes e vontades humanas. Reconhecemos esta dignidade de Rainha nossa, pela imperiosa potestade diante de Deus, exercendo com eficácia extraordinária a intercessão junto do Trono de Deus, em favor de todos os homens e mulheres desta terra.
Com ânimo verdadeiramente materno para conosco e ocupando-se da nossa salvação, ela, que pelo Senhor foi constituída rainha do céu e da terra, toma cuidado de todo o gênero humano, e - tendo sido exaltada sobre todos os coros dos anjos e as hierarquias dos santos do céu, e estando à direita do seu unigênito Filho, Jesus Cristo, nosso Senhor - com as suas súplicas maternas impetra com eficácia, obtém quanto pede, nem pode deixar de ser ouvida" (Pio IX, Bula Ineffabilis Deus: Acta Pii IX, I, p.618)
O venerável para Pio XII, fala claramente de um império de Maria, movido pelo amor a Ss. Mãe e Rainha do Céu, exorta a toda a humanidade a render-se a este reinado feliz e conveniente para nossa salvação. Como podemos deixar de olhar para esta Mãe de Deus, o Rei eterno e supremo, e não vê-la junto de Seu trono? Como não a honrá-la pela dignidade que verdadeiramente possui? Honremos a Rainha do Céu e da Terra com a devida força e amor de nossas almas, para que Ela possa receber de nós um pouco do que Sua dignidade pede de seus súditos.









Nenhum comentário: