Destaque:

El centenario de las apariciones de la Virgem Maria en Fatima

Rosa Caroline Crespo Fernández Valderi da Silva En su visita al santuario de Fátima en 1982, San Juan Pablo II proclamaba que "a ...

Você escolheria a Monarquia como melhor sistema de governo para o Brasil?

sábado, 28 de julho de 2012

XVII Domingo do Tempo Comum

2Rs 4,42-44 Ef 4,1-6 Jo 6,1-15

Pe. Valderi da Silva

Profeta A leitura do segundo livro dos Reis já nos mostra o que a liturgia deste final de semana nos quer indicar. Percebendo atentamente o que nos diz este pequeno trecho ouviremos um adento colocado no texto pelo escritor sagrado: Eliseu, o homem de Deus (2Rs 4,42). Daqui se pode partir para o cume desta liturgia da Palavra, pois, passando pela necessidade do povo, Deus atende o pedido de quem tem fome de pão, pela ação visível daquele no qual a Vontade de Deus reina exclusivamente.

No Antigo Testamento, o povo já experimentara a escassez de alimento, vendo-se privado do que o sustenta no corpo para a vida diária. O profeta Eliseu, homem de Deus que presta atenção ao povo e sua saúde num todo, é sensível a esta miséria, por isso passa a seus irmãos o pão que lhe é oferecido como presente, pede que o deixe aos necessitados. Qual seria o motivo desta atitude de Eliseu? Creio que, primeiramente, por ter compaixão deste povo que sofre com o pouco alimento. Sabe que talvez esta refeição de agora, não solucionará definitivamente o problema, mas oferece mais que pão material a eles. Deste modo, penso que junto a isso, Eliseu oferece o pão da fé, o alimento espiritual que sustenta uma segunda dimensão da vida humana, a dimensão espiritual, já que a dimensão corporal fora saciado pelo pão “multiplicado”.

Eliseu ofereceu ao povo o que Deus enviou, não ofereceu algo seu como se ele fosse o generoso que estivesse dando ao povo o que Deus não dera. É por isso, que Eliseu nem toca no pão, pede que se dê o pão, trazido como presente a ele, para o povo, para que o coma. Aquele homem que trouxe o pão foi quem distribuiu (cf. 2Rs 4,43-44), isto para mostrar também que não era ele quem estava saciando a fome do povo, mas Deus que se utilizou de instrumentos frágeis – este homem de Baal-Salisa e Eliseu – e de alguns pães, para revelar mais uma vez que somente Ele é quem sacia o ser humano.

Jesus nos mostrara como a partilha faz parte da vida divina, pois quando o homem reparte ou faz doação com quem não têm, ele participa sutilmente da caridade e da compaixão de Deus. O profeta é justamente esse homem que inclina-se a agir movido pelo amor de Deus e por isso o milagre se realiza.

No Novo Testamento Jesus é a figura do homem de Deus, que no Antigo Testamento reveste a pessoa do verdadeiro profeta. Nesta passagem do Evangelho de João (Jo 6,1-15) nos encontramos diante de uma das cenas mais famosas do Evangelho, e não é por menos, pois podemos ver nela muitos elementos próprios da figura de Jesus, elementos que nos introduzem no conhecimento da vontade de Deus e sua vida divina. Tentemos nos debruçar sobre alguns destes elementos.

[O olhar de Jesus]

Muitos ressaltam como primeiro elemento importante desta cena de Jesus, sua compaixão pelo povo, assemelhando-se a outro momento do Evangelho em que vê o povo e se compadece deles porque são como ovelhas sem pastor (cf. Mc 6,34). Mas na verdade, o que chama a atenção de modo simples mas profundamente significativo – pois é Jesus quem faz e por isso toma tamanha significado –, é a ação de elevar os olhos ao povo. Nesta atitude esta presente a atenção que se volta para as pessoas, Jesus não é o Mestre que fala para as nuvens, nem se fixa num ponto distante no horizonte, pois sua missão é a de olhar para o povo que Deus lhe confiou (Não perdi nenhum daqueles que o Pai me deu. Também cf. Jo 6,39; 10,28; 17,22).

Este movimento do Senhor, de levar os olhos para a multidão que o seguia (cf. Jo 6,5a) nos apresenta a primeira atitude que faz mover a compaixão. Abrir os olhos para as misérias humanas, não fechar nossos olhos para o que esta ao nosso alcance, tirar os olhos de nossos próprios problemas, de nossas próprias misérias, de nossa própria vida e ver que existe muitos que podem estar nos vendo de longe, e mesmo sem falar uma palavra, nos dizem que estão com “fome”. Esta fome de que falo, deve ser entendida de duas maneiras, assim como a fome que Jesus deseja saciar na humanidade. A fome material, que nasce da carência do alimento para o sustento do corpo. Mas também a fome espiritual, que pode definhar o mais robusto ser humano.

Em nossa vida espiritual sempre ouvimos a palavra de São Paulo “vigiai” (cf. 1Ts 5,6), pois esta vigilância é sinal de que estamos sempre em prontidão e isto deve ser a posição daquele que esta com os olhos levantados de seus egoísmos, podendo ver a própria fome que o definha como também a que enfraquece seus irmãos mais próximos.

No mesmo momento em que o evangelista escreve que Jesus levanta os olhos, diz que Ele viu uma grande multidão que vinha ao seu encontro (cf. Jo 6,5a). Isto figura todas as almas abatidas e cientes de sua miséria que encontram em Cristo o que as pode curar e fortalecê-las novamente. É significativo que a multidão vá ao encontro de Cristo, pois Ele atrai os doentes, os que necessitam de seu auxílio; também é uma atração natural que, vendo o corpo enfraquecer e consequentemente as resistências a Deus, a alma fale mais alto e procure o remédio com Deus.

[A falta de visão dos discípulos]

Perguntando a Felipe onde arrumariam tanto pão para saciar a multidão, diz o evangelista, que Jesus coloca-o a prova. Coloca-o a prova para ver se os discípulos poderiam antever a providência divina, ver que Deus não deixa faltar alimento àqueles que estão junto a Ele.Jesus e a multiplicacao dos paes e peixes

É uma prova para todos os cristãos. Consegues ver o milagre que será feito quando encontramos tantos irmãos com fome do pão material e espiritual? Nossa visão de Deus e de sua providência deve nos levar a acreditar confiantemente na providencia divina, sabendo que Deus utiliza-se de pouca coisa para saciar a humanidade, que ele utiliza-se de homens pecadores que valem “cinco pães e dois peixes”, mas que nas mãos de Deus multiplicam-se em muitos, tantos o suficiente para saciar a necessidade do mundo. A humanidade se ilude com a fartura e a ostentação, a imagem da quantidade é a pedra que impede o ser humano de ser caridoso e compartilhar com seu irmão o que têm, pois não é a fartura que sacia a fome, mas a compaixão e a caridade.

Os discípulos de Cristo precisam sempre renovar sua visão a respeito da ação de Deus, e assim, de como Ele provê a necessidade humana e espiritual dos homens e mulheres. Não é com a ostentação de uma mesa farta, nem com o muito conhecimento acadêmico, mas com a abertura ao outro, ao nosso irmão, é com a atitude de caridade e compaixão, dando-nos chance de saciar nossa própria alma com Seu alimento eterno.

[Figura da Eucaristia]

Esta passagem do evangelho de João em que Jesus realiza o milagre da multiplicação dos pães e peixes, é uma prévia do significado próprio da Eucaristia. Nela temos todos os elementos que podemos perceber neste milagre: a compaixão de Deus, o amor por seu povo que necessita de alimento; a necessidade da fé; a providência divina; o nosso dever de cuidar deste alimento recebido.

A compaixão de Deus pelo seu povo é a mais clara manifestação de seu amor por nós. Foi esta compaixão que o fez tirar o povo eleito da escravidão do Egito, foi esta compaixão que o fez enviar Seu Filho ao mundo e permitir seu escarnecimento e morte para resgatar a humanidade.

Jesus e a multiplicacao dos paes e peixes 2 Sabemos que a palavra compaixão significa padecer junto - cum passio -, por isso ser uma atitude que demonstra ser tão nobre e que mostra o tamanho amor daquele que sente compaixão de alguém. Agora pensemos em Deus sentindo compaixão de nós, evidentemente é infinitamente mais nobre e mais eficaz, pois a compaixão de Deus imediatamente o faz agir enquanto que a nossa compaixão, muitas vezes, esbarra em nossos próprios pecados ou nos alheios. E é por este ato de Deus em nossa direção que Jesus nos saciou, com Sua palavra primeiramente, para logo saciar-nos com seu Corpo e Sangue, a Eucaristia.

Exigência, tanto para o milagre da multiplicação dos pães como para o milagre da Eucaristia, é a . A necessidade da fé é indiscutível para alcançar uma razoável compreensão do significado que estes dois atos do poder de Deus possuem e como isto se insere em nossa vida.

A multidão que se aproximou do Senhor, buscava-o pelos tantos sinais que apresentava por onde passava (cf. Jo 6,2). Possivelmente, a maioria ou muitos deles não pensavam em Jesus como o verdadeiro Messias, ou o próprio Deus que se tinha feito homem. Era mais provável que simplesmente o tinham como um grande profeta que era agraciado por Deus lhe permitindo fazer tais sinais milagrosos. Mas o que não devemos esquecer é que os discípulos estavam ali, e, na pedagogia de Jesus para torná-los aptas testemunhas de Sua palavra, realiza o milagre para que estes possam vê-lo e assim, cresçam na fé Nele.

Esta exigência da fé é sentida quando se trata da Eucaristia, Corpo e Sangue de Cristo, revestidos pelas aparências de pão e vinho. Muitos já tentaram defender racionalmente a suas convicções a cerca da Eucaristia, mas o fato é que não há outro modo de aceitarmos o Senhor, realmente presente na Eucaristia, sem o sentido da fé. Na vida humana, ela se torna um membro da existência, ou seja, assim como temos o ouvido para ouvir, o nariz para cheirar, os olhos para ver, as mãos para tocar, temos a fé para acreditar na realidade que não vemos, nem tocamos, nem cheiramos nem sentimos. O milagre que se realiza em cada Santa Missa é imperceptível àqueles que não aguçam este sentido da fé. Pelo contrário, aquele que soube exercitar este sentido, vê o milagre que Deus todos os dias nos manifesta.

A providência divina é a permanente assistência de Deus e continuo agir Dele sempre em conformidade com o que desde a eternidade pensa para suas criaturas. Pois é por esta providência divina que Jesus dignou-se deixar no mundo este milagre “visível e invisível” ao mesmo tempo. Milagre este que se traduz na vida do ser humano, ao passo que ele toma consciência da existência de Deus e de sua autoridade sobre tudo o que existe. Tendo esta adoração e obediência, o caminho do coração do homem fica aberto para Sua permanente ação em nós e através de nós.

A multiplicação dos pães revela esta providência, que em Jesus Cristo e por meio Dele, saciou o povo, os assistiu em sua necessidade. Hoje podemos dizer, que sacia-nos nem tanto materialmente, mas principalmente promove o avivamento da alma enfraquecida pelo concupiscência.

Como retribuir este grande milagre que a providência divina todos os dias nos oferece? Junto com nossa fé, amor e testemunho de vida, o que nunca podemos deixar é de ter o cuidado com este alimento celeste, a exemplo das palavras de Cristo aos discípulos depois de terem distribuído os pães e peixes: recolhei os pedaços que sobraram, para que nada se perca! (Jo 6,13). Na verdade, nossa fé em Deus se demonstrará especialmente nestas atitudes visíveis de acolhimento e zelo pelo que a nossos olhos mortais ainda é invisível.

Estimados irmãos. Que nossa fé se aproxime da de Paulo, professando o Deu Único que oferece a única salvação possível, que oferece a única vida eterna existente. Nos animemos a buscar uma vida reta e sensível a Deus, capaz de aceitá-Lo, ouvi-Lo e decida a fazer o que Sua vontade nos pede, pois confiamos que Sua providencia nunca nos falhará, assistindo-nos em nossas necessidades espirituais e corporais, quando estamos entregues totalmente a Seu amor.

Nenhum comentário: