Destaque:

El centenario de las apariciones de la Virgem Maria en Fatima

Rosa Caroline Crespo Fernández Valderi da Silva En su visita al santuario de Fátima en 1982, San Juan Pablo II proclamaba que "a ...

Você escolheria a Monarquia como melhor sistema de governo para o Brasil?

quarta-feira, 4 de julho de 2012

Quarta-feira – Am 5,14-15.21-24 Mt 8,28-34

XIII Semana do Tempo Comum
Pe. Valderi da Silva
O livro do profeta Amós, orienta o povo naquilo que deve ser alvo de uma busca necessária para a vida, buscar o bem, buscar vivê-lo, desejar amá-lo, do contrário se buscará o mal. Quem não se preocupa em buscar somente o bem em sua vida acaba dando lugar ao mal, pois onde o bem não ocupa espaço o mal se instala. Alguém decidido a buscar somente o bem em sua vida desejará sempre se afastar do mal e de suas ações e tudo aquilo que não traga o benefício espiritual ou ajuda necessária ao mais necessitado. Buscar o bem e evitar o mal é condição fundamental para quem deseja realizar-se neste mundo e assim encontrar a felicidade. Esta que se encontra junto de Deus, pois quem pratica o bem esta mais próximo de Deus e de Sua bondade.Jesus expulsa demonios para porcos
Mas não se trata de buscar o bem apenas com a intenção de recompensa, antes sim, buscá-lo por amor, ou seja, amar o bem. Nosso amor esta em Deus assim como o bem perfeito também se encontra Nele, por isso, buscando o bem e desejando amá-lo pelo simples fato de ser “o bem”, estamos não somente mais próximos de Deus como também estamos mais próximos de Seu amor.
O profeta Amós ainda nos diz que é necessário restabelecer a justiça no julgamento (cf. Am 5,15), isto não é apensa procurar o bem, mas é fruto de quem o procura. De fato, a justiça é consequência necessária de quem ama a Deus e esforça-se por viver Seu amor no mundo, principalmente entre os irmãos. Restabelecer a justiça é necessário neste mundo em que vivemos, sendo claro que faremos isto de modo especialmente particular, isto é, minha vida deve ser justa e de exercício desta justiça, mas não como os homens muitas a veem, mas como Deus a vê. Exercer a justiça é antes de tudo, ser honesto com os outros, conosco mesmos e com Deus.
Amar o bem e procurá-lo, exercer uma justiça vinda de Deus, com honestidade, me torna idôneo para oferecer “o sacrifício” a Deus. Ele rejeita o culto e o sacrifício daquele que se apresenta sem estas condições, pois sua oferta será sempre imperfeita e portanto não poderá aceitá-la.
Esta procura pelo bem, pela justiça e honestidade, também fazem com que se reconheça mais facilmente a salvação que Cristo nos trouxe. Nisto se pode enxergar com mais claridade a própria ação divina neste mundo através das próprias pessoas. No evangelho de hoje, o povo da região onde Jesus passava não quis mais sua presença depois que Ele expulsou os demônios e os mandou para a manada de porcos. Talvez pensassem que Jesus era traria devastação a todos, mas o fato é que não compreenderam o poder e a ação de Jesus, não enxergaram nesta ação divina a chegada da salvação dos homens que vive cercado pelo mal e suas ações.
Em uma leitura continuada da leitura do profeta Amós, este povo que desejou a retirada de Jesus, preferiu o mal quando expulsou de suas vidas o Bem. Preferiu a injustiça quando tirou de perto a Justiça encarnada, foram desonestos consigo e com Deus, pois não há honestidade sem Deus assim como não há desonestidade inocente. Os demônios reconhecem a Cristo e seu poder, porque os homens não podem deixar de lado o mal e se apegar ao Bem?

Nenhum comentário: