Destaque:

A retrospectiva de Brás Cubas

Tenho grande apreço por Machado de Assis, pois acredito que sua contribuição para a Literatura Brasileira foi muito além de incrementar ...

Você escolheria a Monarquia como melhor sistema de governo para o Brasil?

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Diocese de Frederico Westphalen: 50 anos da instalação

A graça e a bondade de Deus são visivelmente infinitas e com que providência guia-nos neste mundo para que possamos usufruir de tantos benefícios que Ele nos concede! Ele quis que estivesse presente nesta parcela da Igreja Universal, justamente neste tempo em que esta Diocese comemora seu aniversário de instalação, são cinquenta anos de caminhada como Igreja particular, mas sempre unida a Sé de Pedro.Brasao Diocese de FW Será realizada uma grande celebração no dia 24 de junho às 15 horas, em frente a Igreja Catedral.

Ela foi criada pelo papa João XXIII no dia 22 de maio de 1961 e instalada no dia 24 de junho de 1962, com a posse do primeiro bispo, Dom João Hoffmann. Por ela passaram outros dois bispos antes do atual: Dom Bruno Maldaner (31/07/1971 a 12/12/2001, já falecido) e Dom Zeno Hastenteufel (17/03/2002 a 28/03/2007, atualmente na Diocese de Novo Hamburgo/RS). Encontra-se no governo desta Diocese Dom Antônio Rossi Keller, que tomou posse em 31 de agosto de 2008. Cada bispo que por aqui passou deixou estampada um pouco de sua ação pastoral, assim como é em cada diocese. O bispo sempre vai legar algo de seu “modo ministerial” aos anos vindouros de sua diocese. Isto o confirma os testemunhos que tenho escutado principalmente dos sacedortes mais velhos.

O Concílio Vaticano II, no Decreto Christus Dominus, em seu número 11, assim define a Diocese:

Diocese é a porção do povo de Deus confiada a um Bispo para que a pastoreie em cooperação com o presbitério. Assim essa porção, aderindo ao seu Pastor e por ele congregada no Espírito Santo mediante o Evangelho e a Eucaristia, constitui uma Igreja particular. Nela verdadeiramente reside e opera a Una, Santa, Católica e Apostólica Igreja de Cristo.

Catedral da Diocese de FW A Diocese de Frederico Westphalen ao comemorar o seu Conquentenário celebra estes tantos anos de fidelidade a esta definição que o Concílio nos apresenta. Sempre houve ação conjunta do bispo e presbitério, apesar das muitas misérias humanas, a colaboração sempre existiu entre ambos em vista do povo de Deus. Aja visto a grande movimentação e esforço do bispo diocesano e do clero pela conservação da fé, mesmo com a tímida mas significativa presença de outras crenças. Também se percebe recentemente o grande trabalho conjunto para a congregação dos fiéis em torno dos Beatos mártires, Pe. Manoel e coroinha Adílio (martirizados em Três Passos/RS em 21 de maio 1924).Beatos Manuel e Adilio

O testemunho de fé do povo desta diocese mostra que a busca por viver cada vez mais conscientemente o Evangelho de Cristo nunca foi esmorecida e que a devoção a Santa  Eucaristia sempre foi marco no coração de cada comunidade. Igualmente se poderia falar de Santo Antônio, padroeiro da Catedral da Diocese. Apesar de seu padroeiro desta Catedral que também é a paróquia desta cidade de Frederico Westphalen, á tido por todo o território da diocese como protetor e animador.

Os beatos Manuel e Adílio são para nós desta diocese, modelos de fidelidade ao Evangelho, de seguimento de Jesus Cristo, ou seja, são modelos de vida cristã no serviço a Deus, à Igreja, às pessoas e ao povo.

Os beatos, unidos a Cristo no sacrifício da vida, são agora nossos intercessores. Pedimos a eles, sobretudo, que nos ajudem a dar conta de nossa missão de sermos testemunhas de Cristo, do seu Evangelho da vida, em nossa Igreja diocesana.

(Subsídio do Tríduo em preparação ao Cinquentenário da Diocese. 2º dia.)

ORAÇÃO DO CINQUENTENÁRIO E DO SÍNODO

Senhor Jesus,

Mestre e Guia de nossa Igreja Diocesana,

fonte de nossa Comunhão e de nossa Missão:

renovai entre nós os prodígios de Pentecostes.

Tornai-nos dóceis à voz do Espírito e disponíveis para quebrar todos os obstáculos,

para que aconteça uma profunda renovação pessoal e comunitária,

uma verdadeira conversão pessoal e pastoral.

Tornai-nos uma Igreja capaz de viver em autêntica Unidade de Comunhão

e em constante Estado de Missão.

Fazei com que as nossas Paróquias e todas as demais realidades eclesiais,

edificadas pela tua Santa Palavra e plenificadas pela tua Santa Eucaristia,

tornem-se um só coração e uma só alma,

atentas às angústias e às esperanças de todos os que vivem nesta nossa amada terra.

Ó Senhor,

Nós te louvamos e agradecemos pelos cinquenta anos de vida de nossa Igreja Diocesana.

E para que o caminho Sinodal seja uma real ocasião de resposta coerente ao Teu amor,

nós nos confiamos à intercessão da Santíssima Virgem Maria, Virgem da Luz de Nonoai,

a Santo Antônio, padroeiro de nossa Catedral,

aos bem aventurados Manuel e Adílio, mártires em Três Passos

e a todos os santos e santas padroeiros de nossas Paróquias e Comunidades.

Assim seja.

2 comentários:

Unknown disse...

Boa Noite !!!
Meu comentário seria na verdade um PARABENS pela bela aula da Escola da Fé, onde o tema foi Deus Criou os Anjos. Achei muito interessante e belas palavras para nos abrir a mente.
Obrigado, pela mensagem e pelas dúvidas que consegui tirar...

Valderi Silva disse...

Obrigado pelas felicitações. Foi uma aula agradável, é um tema de que gosto muito de falar.
Os Anjos de Deus estavam conosco!