quarta-feira, 6 de junho de 2012

Anselm Grün: seus ensinamentos vão contra a Doutrina da Igreja

Tenho vários livros dele, porque sempre achei interessante o fato de que se utiliza de vários padres da Igreja e os chamados “padres do deserto” além de muitas citações de São Bento. 18_may_anselmgrun180512

Mas o fato é que, os livros mais recentes do monge beneditino Anselm Grün beira muito mais a auto ajuda, do tipo New Age do que meditações baseadas no Sagrada Escritura e na Tradição da Igreja. Na verdade, suas tentativas de abordar principalmente os evangelhos de uma forma mais “psicológica” lhe custou uma repreensão do Arcebispo de La Plata e junto uma forte denuncia de que seus escritos estão beirando a heresia e apostasia.

Apesar de ter adquirido vários títulos deste autor, sempre os li com certo cuidado, mas ao mesmo tempo analisando cada texto. Logo que saiu uma tradução para o português de uma série sobre os sacramentos fiquei interessado e fui os lendo, e minha decepção foi grande ao ler o volume sobre o sacramento da ordem, onde este monge deixa muitas coisas em cima do “muro”, como que querendo dizer algo entre as linhas, o que de fato, percebi quando tratou do assunto da possibilidade dos sacerdotes casarem.

Realmente é lamentável perceber que alguém, aparentemente muito capaz, se deixa enveredar pelo caminho da ex-comunhão com a doutrina da Igreja. Nas palavras do diretor da agência ACI Prensa, Alejandro Bermúdez Rosell, seus livros são “heréticos, pois vão contra a doutrina da Igreja, a qual não é uma coisa menor ou opinável”.

>>Ensinamentos de Anselm Grün vão contra a doutrina da Igreja [espanhol]

>>Anselm Grün reduz o Evangelho a livro de auto ajuda [espanhol]

>>Se pede cuidado aos conteúdos em meios católicos que difundem ensinamentos de Ansem Grün [espanhol]

Nenhum comentário: