Destaque:

El centenario de las apariciones de la Virgem Maria en Fatima

Rosa Caroline Crespo Fernández Valderi da Silva En su visita al santuario de Fátima en 1982, San Juan Pablo II proclamaba que "a ...

Você escolheria a Monarquia como melhor sistema de governo para o Brasil?

quarta-feira, 6 de junho de 2012

Anselm Grün: seus ensinamentos vão contra a Doutrina da Igreja

Tenho vários livros dele, porque sempre achei interessante o fato de que se utiliza de vários padres da Igreja e os chamados “padres do deserto” além de muitas citações de São Bento. 18_may_anselmgrun180512

Mas o fato é que, os livros mais recentes do monge beneditino Anselm Grün beira muito mais a auto ajuda, do tipo New Age do que meditações baseadas no Sagrada Escritura e na Tradição da Igreja. Na verdade, suas tentativas de abordar principalmente os evangelhos de uma forma mais “psicológica” lhe custou uma repreensão do Arcebispo de La Plata e junto uma forte denuncia de que seus escritos estão beirando a heresia e apostasia.

Apesar de ter adquirido vários títulos deste autor, sempre os li com certo cuidado, mas ao mesmo tempo analisando cada texto. Logo que saiu uma tradução para o português de uma série sobre os sacramentos fiquei interessado e fui os lendo, e minha decepção foi grande ao ler o volume sobre o sacramento da ordem, onde este monge deixa muitas coisas em cima do “muro”, como que querendo dizer algo entre as linhas, o que de fato, percebi quando tratou do assunto da possibilidade dos sacerdotes casarem.

Realmente é lamentável perceber que alguém, aparentemente muito capaz, se deixa enveredar pelo caminho da ex-comunhão com a doutrina da Igreja. Nas palavras do diretor da agência ACI Prensa, Alejandro Bermúdez Rosell, seus livros são “heréticos, pois vão contra a doutrina da Igreja, a qual não é uma coisa menor ou opinável”.

>>Ensinamentos de Anselm Grün vão contra a doutrina da Igreja [espanhol]

>>Anselm Grün reduz o Evangelho a livro de auto ajuda [espanhol]

>>Se pede cuidado aos conteúdos em meios católicos que difundem ensinamentos de Ansem Grün [espanhol]

Nenhum comentário: