Destaque:

A retrospectiva de Brás Cubas

Tenho grande apreço por Machado de Assis, pois acredito que sua contribuição para a Literatura Brasileira foi muito além de incrementar ...

Você escolheria a Monarquia como melhor sistema de governo para o Brasil?

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Tempo Comum

Neste dia voltamos ao chamado Tempo Comum dentro da liturgia da Igreja. Comum não porque se trata de falta de Tempo Comum importância no que se celebra nas liturgias deste tempo, mas porque é o tempo mais “ordinário” da vida de Cristo que iremos passo a passo desenvolver. É neste tempo que nos atemos mais aos momentos em que Jesus realiza algum milagre, tentando observar suas particularidades sempre com a abrigação de contextualizar a mensagem de tal milagre a nossa realidade de vida. Também degustamos com mais atenção as parábolas de Cristo, pequenasAno Liturgico histórias elaboradas pelo Senhor na intenção transmitir uma clara e objetiva mensagem a respeito da fé, da caridade e da esperança, além de nos mostrar indicativos práticos para alcançar a santidade.

Neste tempo do Ciclo Litúrgico, não deve se apagar a lembrança do Mistério Pascal de Cristo. Em realidade, todos os eventos da vida de Jesus Jesus pregandodevem ser contemplados como momentos do plano salvífico de Deus inserido na vida diária de  Seu Filho junto dos homens. Este mistério Pascal de Cristo é o que hoje autoriza todas as funções litúrgicas em honra do Senhor e em favor de nossa salvação.

O Tempo Comum abre mais espaço para a comemoração dos santos, nos deixando vislumbrar com mais interesse a vida exemplar destes homens e mulheres que motivaram suas vidas pelas obras de Cristo nos Evangelhos. Nisto fica-nos a dica de que a vida quatidiana de Jesus também nos deve inspirar a transformar nossa própria atividade diária em “eventos para a minha salvação”.

Nenhum comentário: