Destaque:

El centenario de las apariciones de la Virgem Maria en Fatima

Rosa Caroline Crespo Fernández Valderi da Silva En su visita al santuario de Fátima en 1982, San Juan Pablo II proclamaba que "a ...

Você escolheria a Monarquia como melhor sistema de governo para o Brasil?

quarta-feira, 2 de maio de 2012

São Felipe e São Tiago, o menor

1Cor 15,1-8 Jo 14,6-14
Valderi da Silva
Estimados irmãos e irmãs em Cristo.
É com grande alegria que a liturgia da Igreja nos apresenta neste dia dois apóstolos, Felipe e Tiago, chamado de “o menor”. Com a memória destes dois apóstolos somos convidados a refletir sobre a missão destes homens que fizeram, com coragem e fé, crescer a Igreja de Cristo pelo mundo antigo.

Paulo: vivei a pregação recebida
Paulo, nesta leitura da carta a comunidade dos Corintios, adverte-os para que todos aqueles que receberam sua pregação guardem-na e vivam-na conforme o que aceitaram dela. Não que Paulo estivesse ousando em dizer que sua pregação é que salva, mas têm plena consciência de que tudo que diz, não é dele, aliás, nem é ele quem diz, é Cristo Jesus. Paulo esta tão configurado com o Senhor, que fala aos homens como Cristo mesmo, e ele têm consciência disso. Aliás, é prerrogativa de todo apóstolo estar plenamente configurado ao Mestre ao ponto de usar palavras como experiências vivas deles mesmos.

O valor dos apóstolos e sua pregaçãoSao Felipe e Sao Tiago
A importância dos apóstolos esta justamente no testemunho vivo q ue eles dão de Cristo, pois estiveram com Ele, viveram com Ele, comeram com Ele, escutaram de Sua boca a mensagem que agora anunciam. E mais: viram o ressuscitado! Sua pregação era a mais viva e real, e sabendo disso, exortavam a todos que atendessem perfeitamente suas palavras. Palavras que saiam de suas bocas mas que haviam entrado em seus corações ao saírem da boca de Cristo. O testemunho deles foi vital para o crescimento da Igreja nascente, pois dava força a sua pregação. Mas o que pregavam os apóstolos? Diz Paulo: Que Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras; que foi sepultado; que, ao terceiro dia, ressuscitou, segundo as Escrituras; e que apareceu a Cefas e, depois, aos Doze. Mais tarde, apareceu a mais de quinhentos irmãos, de uma só vez (1Cor 15,3-6). O núcleo da fé, este era o material da pregação dos apóstolos, e isto fizeram por todos os lugares por onde conseguiram passar, e ali semearam o Evangelho.

Mostra-nos o Pai
Estes apóstolos estiveram com Cristo e Dele puderam escutar as palavras mais esclarecedoras a respeito da Divindade de Deus em suas pessoas, ou seja, o Pai, o Filho e o Espírito Santo. Escutamos neste evangelho Felipe pedir a Jesus para que Ele mostre-lhes o Pai, mas Felipe neste momento, faz este pedido por não ter compreendido bem ainda a unidade existente entre o Pai e o Filho. Estas duas pessoas juntamente com o Espírito Santo é o um só e único Deus, por este motivo Jesus lhe responde com certo tom de decepção: há tanto tempo estou convosco, e não me conheces Felipe? (Jo 14,9b) Pois quem conhece a Cristo, conhece igualmente o Pai e o Espírito Santo, por motivo de serem o mesmo Deus, ou seja, terem as mesmas qualidades, os mesmos atributos. Quem me viu, viu o Pai (Jo 14,9b), e assim, não pode mais dizer a Jesus que ainda não conhece o Pai. Nossa fé em Deus nos deve abrir a consciência para esta realidade divina. Ao mencionarmos qualquer atributo em Jesus, estamos falando igualmente do Pai e do Espírito Santo, sem desejar anular suas “personalidades” como pessoas divinas distintas. Pode ser duro e por isso difícil conceber esta realidade em nossa fé, mas faz parte da misteriosa vida de Deus. Podemos neste momento fazer ressoar a pergunta de Jesus a Felipe em nosso coração: não acreditais que eu estou no Pai e o Pai está em mim? (Jo 14,10).

A fé dos apóstolos
Através desta pergunta podemos compreender mais sobre a fé que moveu os apóstolos, como Felipe e Tiago, após o envio de Jesus. Em realidade deveria ecoar em seus corações estas outras palavras de Cristo: quem acredita em mim fará as obras que eu faço, e se ainda não fosse o suficiente realizar as mesmas obras que Jesus realizou, faram ainda maiores do que estas (Jo 14,12). É esta fé dos apóstolos que motorizou suas vidas, que os impulsionou no caminho incerto dos povos que ainda não haviam conhecido a Deus, agora com a compreensão de Seu Filho Jesus.

Diz Tertuliano, um escritor cristão do século III, que em cada cidade por onde passaram fundaram Igrejas, nas quais outras Igrejas que se fundaram e continuam a ser fundadas foram buscar mudas de fé e sementes de doutrina (Do Tratado sobre a prescrição dos hereges. Cap.20,1-9;21,3;22,8-10). Este testemunho de Tertuliano, mostra que o trabalho dos apóstolos não foi infecundo, logo que pregavam em alguma comunidade faziam nascer ali o desejo de viver esta fé que lhes transmitiam.
Olhando para são Felipe e são Tiago, pedimos a Deus Pai que olhe por nossa necessidade de compreender sempre mais nossa missão de “enviados”, como os apóstolos. Que o Espírito Santo nos possa inspirar a maneira como exercer esta missão no mundo, e igualmente suplicamos a Jesus Cristo que aumente nossa fé para estarmos sempre aptos a testemunhar o Cristo Ressurgido, que veio nos trazer a salvação.

Nenhum comentário: