Destaque:

El centenario de las apariciones de la Virgem Maria en Fatima

Rosa Caroline Crespo Fernández Valderi da Silva En su visita al santuario de Fátima en 1982, San Juan Pablo II proclamaba que "a ...

Você escolheria a Monarquia como melhor sistema de governo para o Brasil?

sábado, 21 de abril de 2012

III Domingo do Tempo Pascal

At 3,13-15.17-19 1Jo 2,1-5a Lc 24,35-48

Pe. Valderi

Jesus aparece aos discipulos

Estimados irmãos em Cristo.

Neste tempo, logo após Sua ressurreição, Jesus encontra o momento para firmar a fé dos apóstolos e criar-lhes a convicção necessária para a missão que seguirá. Jesus aparece mais uma vez para que não tenham dúvidas sobre as coisas que Ele dizia de si mesmo enquanto andava no meio deles.

É preciso haver esta certeza da Ressurreição de Cristo para que aceitemos a totalidade do Evangelho e assim não sintamos receio em propagá-lo, como faz parte da missão que recebemos em nosso batismo. Esta aceitação convicta da Ressurreição e por consequência de todo o Evangelho é essencial, não se trata de um “talvez”, ou “quem sabe”, ou ainda um “pode ter acontecido de outra forma”, Deus fez exatamente o que predisse nas escrituras do Antigo Testamento para mostrar mais uma vez que cumpri sua palavra. É importante que todos os cristãos percebam que o fato da Ressurreição é ilógico e vitalmente necessário para crer em Jesus Cristo. A ressurreição não é permitida por nossas categorias de pensamento, não cabe dentro de nossos esquemas mentais, pois contraria a natureza aparentemente conhecida e revela ao homem uma dimensão incerta, ou seja, nós não conseguimos ver, ouvir e tocar a vida do ressuscitado. Por isso, presenciamos tantas denominações religiosas que negam veementemente a ressurreição (basta lembrarmos dos Espíritas que acreditam apenas em Reencarnação e dos budistas que acreditam que a alma humana é apenas uma peça da alma do universo), e fazem isso principalmente por que basearam suas esperanças em esforços lógicos movidos por aspirações humanas adequadas a própria vontade. Mas apesar disso, é vitalmente necessário, por ser determinante para que se creia em Jesus como Filho de Deus e assim depositar Nele todo o crédito exigido para se viver o evangelho. Nossa vida cristã depende desta certeza para que aceitemos tranquilamente toda a Palavra de Cristo sobre nossa vida para podermos estar com Ele na vida eterna.

Sua aparição tem caráter definitivo também porque abre a inteligência dos apóstolos para que entendam que tudo o que foi dito no Antigo Testamento se falava de Jesus. Tudo que nas escrituras antigas era realizado por intervenção de Deus era feito em vista da encarnação de Jesus e de sua Ressurreição, podemos falar assim por saber da atemporalidade de Deus que não vive um tempo como nós e por isso o que diz hoje, o diz para ecoar em todo nosso tempo. Nesta aparição de Jesus Ele ajuda os apóstolos a entenderem o que ainda não haviam compreendido, ou coisas que nem haviam percebido, por isso, Jesus após a Sua ressurreição aparece também necessariamente para esclarecer aqueles que quem haveriam de anunciá-lo após estes fatos.

Com esta certeza de que Cristo Ressuscitou estes apóstolos e discípulos saem a propagar a Boa Nova que Cristo nos trouxe. Comunicando a todos a ressurreição de Cristo, anunciam quem é este Jesus, mostrando a todos que este a quem pregam é Uno com o Pai, por isso é também chamado autor da vida, criador do ser humano e sustentador desta vida saída de suas mãos. Fazer conhecer a Cristo é o início da evangelização, algo que para nós deve ser tomado como método em nossa missão como batizado e também chamado a agir como estes apóstolos e discípulos. Claro que para isso devemos primeiramente conhecê-Lo de forma satisfatória para assim poder mostra-Lo a quem se aproxime de nós.

Os homens no tempo de Jesus agiram por desconhecimento a respeito de Cristo, mas poderíamos dizer que também agiram daquele modo por não querer distinguir o que é verdade e o que não é verdade no evento que se lhes apresentava a pessoa de Jesus. Isto é um fato que homens e mulheres de nosso tempo vivenciam muito por muitos motivos, um deles é o de, automaticamente ao ouvirem o nome “Jesus”, liberarem um filtro de preconceito e através dele não separarem a verdade da mentira em suas vidas. Outro motivo é o “amor” ao pecado, que não deixa se aproximarem deste Jesus por ser Ele um revelador do erro em que muitos vivem. A todos estes é necessária o verdadeiro arrependimento e conversão, pois ignoram por vontade o próprio Deus que os criou, não querem vencer sua “ignorância”.

Aquele que O ouve e assenti ao que diz o Senhor, que credita a Suas palavras a verdade das coisas, este venceu a “ignorância” (cf. 1Jo 2,4-5a), e por isso, passa a ser portador da verdade, pois não rejeita a Cristo, mas segue-O para viver na verdade. Por isso diz João em sua carta: naquele... que guarda a sua palavra, o amor de Deus é plenamente realizado (1Jo 2,5a), pois se trata de deixar a Verdade habitar nele, sendo obediente aos mandamentos que Deus nos deixou. Esta obediência nos deixa a palavra de Deus nos torna obedientes a verdade, em outras palavras, servos da verdade e não da mentira.

Percebamos que isto – obedecer a palavra de Deus - só é possível quando vencemos nossa “ignorância” em relação a Cristo e depois, estando convictos da Ressurreição de Jesus, deste modo firmamos nossa fé na base sólida da ressurreição e estaremos dispostos a esta obediência a palavra de Deus que nos realiza no amor de Deus.

Nenhum comentário: