Destaque:

El centenario de las apariciones de la Virgem Maria en Fatima

Rosa Caroline Crespo Fernández Valderi da Silva En su visita al santuario de Fátima en 1982, San Juan Pablo II proclamaba que "a ...

Você escolheria a Monarquia como melhor sistema de governo para o Brasil?

terça-feira, 6 de março de 2012

Terça-feira - Is 1,10.16-20 Mt 23,1-12


II Semana da Quaresma
Pe. Valderi
Neste tempo quaresmal, estamos refletindo intensamente sobre o arrependimento, penitência e conversão. Mas acredito que ainda seja necessário esclarecer um pouco mais sobre a realidade do pecado, esta terrível ferida que se abriu na natureza humana.
Nos diz o CIC (n.1849):
O pecado é uma falta contra a razão, a verdade, a consciência reta; é uma falta ao amor verdadeiro para com Deus e para com o próximo, por causa de um apego perverso a certos bens. Fere a natureza do homem e ofende a solidariedade humana. Foi definido como "uma palavra, um ato ou um desejo contrários à lei eterna".
Pecando não se esta simplesmente fazendo a minha vontade, mas sim é um verdadeiro golpe contra a verdade, pois não somente fere a consciência como me faz um deturpador daquilo que é universalmente conhecido como verdadeiro. Ferindo a verdade ferimos a Deus, Verdade em si, essência do que é verdadeiro neste mundo. Mas também é uma falta contra a razão, ou seja, enquanto conhecemos o que é reto e justificável, tudo o que nos faz agir contrário a isto que conhecemos faz com que anulemos nossa razão em favorecimento de algum sentimento de prazer, vaidade, luxúria, etc.
Fere a natureza do homem e ofende a solidariedade humana. Além de nos denegrir, o pecado desestabiliza a solidariedade humana, não nos deixa agir em favor dos outros, não nos deixa colocar nossa vida a disposição da ajuda aos demais nos transformando em verdadeiras ilhas de egoísmo, vaidade e autossuficiência.
O apelo do Senhor ao povo de Sodoma e Gomorra visa livrá-los desta tragédia humana que é o pecado. Por isso a convocação de Deus para que o povo se purifique para se livrar daquilo que pode ser sua ruína completa. E Deus os põe na escolha de livrar-se destes pecados ou acabarem entregues a própria sorte. O pecado é livre, isto quer dizer que o comento por decisão própria, claro que existem muitas forças agindo para perder as almas, mas a força para resistir todos temos, então é decisão minha usá-las para livrar-me do mal. Do mesmo modo temos sempre o auxilio Divino que nunca falta a quem o pede de coração humilde e sincero.
Jesus conhece o coração humano, e por isso fala com tanta sabedoria do coração destes fariseus e mestres da lei. A dicotomia entre fé e vida também pode ser vista nestes que Jesus acusa, sua vida não é expressão visível do suas palavras, tornando-os incoerentes na fé pregada e professada com a vida que levam. Isto também é consequência do pecado, pois a falta de humildade e a desobediência a Deus fazem com que o ser humano vá aos poucos se sobrepondo as leis divinas, sorrateiramente agindo como “deuses” que não estão a mercê de normas ou leis.
Quanto a vós... Jesus olha para seus discípulos e lhes mostra a real atitude a se tomar em conformidade com o desejo de Deus. Se destaca aqui a humildade como algo essencial para viver as leis de Deus e viver com os irmãos e irmãs. Quem se humilha será exaltado... não se trata de humilhar-se como se quiséssemos que todos passassem por cima, mas de fazer o menor, aquele que serve os outros, que vê na humildade do serviço a dignidade que os deixa mais próximos de Deus.


Nenhum comentário: