Destaque:

El centenario de las apariciones de la Virgem Maria en Fatima

Rosa Caroline Crespo Fernández Valderi da Silva En su visita al santuario de Fátima en 1982, San Juan Pablo II proclamaba que "a ...

Você escolheria a Monarquia como melhor sistema de governo para o Brasil?

sexta-feira, 16 de março de 2012

Sexta-feira - Os 14,2-10 Mc 12,28b-34

III Semana da Quaresma

Pe. Valderi

Qual é o primeiro de todos os mandamentos?

Jesus esperava que alguém lhe fizesse uma pergunta neste sentido, pois sua missão também consistia em fazer o povo retornar as origens da Lei de Deus. Tirar da mente das pessoas que os Mandamentos de Deus devem ser obedecidos apenas para satisfazer a consciência a respeito das tradições religiosas. Jesus quer ver o povo entendendo novamente que a Lei em primeiro lugar é objeto de encontro com Deus e com o próximo.

O Senhor teu Deus é o único Senhor. Não existe outro Deus capaz de criar e amar o ser humano. Não existe outro Deus capaz de fazer feliz todo aquele que se entrega a sua vontade divina. Não existe alguém capaz de orientar nossa vida a não ser Deus. Na verdade, todos os outros mandamentos da Lei de Deus serão impossíveis de ser obedecidos e se não cremos que existe um único Deus, e que este é o Senhor da criação.

Crer em um único Deus também nos coloca outras coisas, como saber que somente a Ele devo prestar culto. Isto quer nos dizer mais concretamente que crendo no Deus único, não posso me colocar diante de outras coisas ou pessoas como adoradores destes. Isto também pode acontecer quando elejo dar mais importância a festas e outras atividades do que o tempo devido a Deus. Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda tua alma, de todo o teu entendimento e com toda a tua força! Toda nossa vida deve estar dirigida a Deus, assim, cada coisa que pensamos em fazer estará Deus diante de nós, o que nos deixará mais forte contra o pecado e mais próximos de Deus.

Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Jesus mostra aos homens que no rosto do irmão se encontra a face de Deus. Meu próximo é o caminho mais palpável onde posso me aproximar de Deus e seu amor, é nele que experimento a força da caridade e o conforto de estar unido a Deus pelo vínculo do amor fraterno. Em nosso próximo nos aproximamos mais de Deus, e por isso neste tempo quaresmal é importante agirmos com mais caridade entre nós, nos esforçando para cumprirmos o mandamento do amor deixado por Cristo.

Não existe outro mandamento maior do que estes, diz Jesus. Vivamos com os olhos fixos nestas palavras de Cristo.

Nenhum comentário: