Destaque:

El centenario de las apariciones de la Virgem Maria en Fatima

Rosa Caroline Crespo Fernández Valderi da Silva En su visita al santuario de Fátima en 1982, San Juan Pablo II proclamaba que "a ...

Você escolheria a Monarquia como melhor sistema de governo para o Brasil?

quarta-feira, 14 de março de 2012

SEXTA ESTAÇÃO: Verônica limpa a face de Jesus

O meu Servo cresceu (…) sem distinção nem beleza que atraia o nosso olhar, nem aspecto agradável que possa cativar-nos. Desprezado e repelido pelos homens, homem de dores, afeito ao sofrimento, é como aquele a quem se volta a cara, pessoa desprezível, da qual se não faz caso.

(Do livro do profeta Isaías 53, 2-3)

V/. Adoramus te, Christe, et benedicimus tibi.
R/. Quia per sanctam crucem tuam redemisti mundum.

A tradição nos traz esta imagem, uma mulher piedosa, comovida profundamente com aquele homem sofredor, ensanguentado que mal conseguia manter os olhos abertos, esta mulher se aproxima – talvez num momento de distração dos guardas que escontavam Jesus – e leva a Cristo um lenço para que Ele pudesse se livrar um pouco do sangue e suor que inebriava sua face. Neste lenço, Verônica, como recompensa por este simples gesto, vê gravado o rosto do Teu salvador.

A Face de Cristo, maravilhosa e confortadora. Vê-la é a alegria do crente desde o mais antigo temente a Deus. É, Senhor, a vossa face que eu persigo. Não escondais de mim a vossa face (Sl 27/26,8). Procuramos esta face santa a cada oração, a cada prece suplicante, a cada momento de louvor. Todos sabem, conscientes ou não, o valor para a fé do ver esta Face Santa de Deus.

[…] na Via-Sacra de Jesus, inicialmente ela limitara-se a prestar um serviço de gentileza feminina: oferecer um lenço a Jesus. Não se deixa contagiar pela brutalidade dos soldados, nem imobilizar pelo medo dos discípulos. É a imagem da mulher bondosa que, perante o turbamento e escuridão dos corações, mantém a coragem da bondade, não permite ao seu coração de entenebrecer-se: «Bem-aventurados os puros de coração, porque verão a Deus» – dissera o Senhor no Discurso da Montanha (Mt 5, 8).

Ao princípio, Verônica via apenas um rosto maltratado e marcado pela dor. Mas, o ato de amor imprime no seu coração a verdadeira imagem de Jesus: no Rosto humano, coberto de sangue e de feridas, ela vê o Rosto de Deus e da sua bondade que nos acompanha mesmo na dor mais profunda. Somente com o coração podemos ver Jesus. Apenas o amor nos torna capazes de ver e nos torna puros. Só o amor nos faz reconhecer Deus, que é o próprio amor.

(Via sacra 2005. Orações e meditações do Cardeal Joseph Ratzinger)

A Face de Cristo se nos apresenta mais sensível aos olhos na face do irmão sofredor, aquele que esta desfigurado como o Cristo diante de Verônica, aquele que expressa no olhar e nas expressões sua dignidade ferida e quase exterminida. Queremos ver o rosto de Cristo para oferecermos alívio ao menos enxugando-o? Procuremos aquele que sofre e que esta a margem da vida, aquele que como Cristo diante desta mulher piedosa, tem no rosto a imagem do seu sofrimento.

Senhor, carregado com o sofrimento do mundo, ofegante pela dor dos maltratos, humilhado porque fazia o bem. Dai-nos experimentar o mesmo que Verônica, dai-nos repetir aquele gesto caridoso com nossos irmãos que sofrem, imagens vivas e eloqüentes dos Vossos sofrimentos. Assim seja.

Nenhum comentário: