Destaque:

El centenario de las apariciones de la Virgem Maria en Fatima

Rosa Caroline Crespo Fernández Valderi da Silva En su visita al santuario de Fátima en 1982, San Juan Pablo II proclamaba que "a ...

Você escolheria a Monarquia como melhor sistema de governo para o Brasil?

segunda-feira, 5 de março de 2012

Segunda-feira - Dn 9,4b-10 Lc 6,36-38


II Semana da Quaresma
Pe. Valderi
Nas Sagradas Escrituras encontramos a história do insistente amor de Deus para com o povo que sempre mancha esta relação com o pecado, transformando esta história em uma relação de contínuo arrependimento e confiança no amor misericordioso de Deus.
É extremamente confortante para nós, nestes tempos, olharmos para estes relatos do Antigo Testamento e perceber a magnanimidade de Deus para com pessoas tão frágeis em seus propósitos e inconstantes nas virtudes. Isto é o que vivemos contemporaneamente, o ser humano até compreende a vida de pecado que leva, mas se se sente tão fraco para mudar de vida que acaba se deixando viver assim, onde o pecado é mais fácil do que a virtude e a perseverança ao amor de Deus. É comum escutarmos frases como “não tenho mais jeito...”, ou “este não muda mais...”, na verdade isto é fuga, pois não existe tempo para mudar, nem situação que não possa ser revertida quando se trata de reassumir nossa imagem de filhos de Deus.
A nós, Senhor, resta-nos ter vergonha no rosto (v.8), como tendentes ao pecado apesar de conhecermos a bondade divina em nos perdoar mesmo sendo inúmeras as vezes que recorremos ao vosso perdão. Este sentimento do povo da antiga aliança, é o nosso sentimento, que vê a maravilhosa complacência de vosso amor para conosco tentando sempre nos retirar da lama em que o pecado nos deixa. E mais, vergonha ao deixarmos de ouvir a voz da Sagrada Escritura e da Santa Igreja, voz que não é de homens, mas de Deus nos transmitida para que nunca esqueçamos dessa possibilidade sempre viva de converter-nos definitivamente para a vida divina.
Este atributo de misericórdia de nosso Deus, é o que Jesus pede que imitemos neste evangelho. Sede misericordiosos, como também o vosso Pai é misericordioso (v.36), pois nosso perdão também pode se transformar em benefício para nós na hora em que nos encontrarmos diante de Deus. Com a medida com medirmos seremos medidos, se julgamos os outros seremos julgados, pois praticamos a intolerância para com os erros de nossos irmãos. Devemos amar e acolher o pecador sem com isto concordar com o pecado realizado. O que nos interessa – é o que interessa  a Deus – é o ser humano, pecador ou não, por isso, ser misericordioso nos aproxima mais do próximo, nosso irmão e irmã, e faz assim que tudo em nossa vida de cristão cresça, também a própria santidade pessoal.
Dai e vos será dado...(v.38) Doemos nosso amor e nossa misericórdia, que também se manisfesta pela caridade, com este gesto podemos receber de Deus as graças que precisamos para vencer a nós mesmos e nossas tendencias ao erro e também receber em nossos corações todo amor que Deus tem a nos oferecer.

Nenhum comentário: