Destaque:

El centenario de las apariciones de la Virgem Maria en Fatima

Rosa Caroline Crespo Fernández Valderi da Silva En su visita al santuario de Fátima en 1982, San Juan Pablo II proclamaba que "a ...

Você escolheria a Monarquia como melhor sistema de governo para o Brasil?

segunda-feira, 12 de março de 2012

Segunda-feira – 2Rs 5,1-15a Lc 4,24-30

II Semana da Quaresma

Pe. Valderi

Em certos momentos não conseguimos aceitar o porque coisas boas não acontecem conosco, pois tentamos viver a fé da melhor maneira possível, e ficamos mais tristes ainda ao percebermos que coisas boas e maravilhosas estão acontecendo com outras pessoas, às vezes aqueles que comprovadamente não teriam a mesma vivencia de fé. No entanto, este tipo de sentimento parte de nossa má compreensão da vontade de Deus.

A vontade de Deus pode tornar o que é justo em injusto, e o que é injusto em algo justo. Isto faz parte de Seu mistério. Nesta leitura vemos alguém totalmente descrente no Deus de Israel buscar o profeta quase exigindo um cura para sua doença. Ele não foi atrás da cura porque acreditava em Deus, muito menos porque pensava em uma força verdadeiramente superior a todas capaz de curar tudo. O que o moveu até lá foi exclusivamente sua paixão por si mesmo, sua vaidade e amor próprio o fazia recorrer a qualquer coisa que pudesse lhe trazer algum benefício. Ao encontrar o profeta e ver que este somente o mandou se banhar, fica decepcionado, pois esperava algo mais mágico, pois estas pessoas sempre esperam algo maravilhoso mesmo que não acreditem necessariamente em Deus. Enfim, ao fazer o que lhe fora pedido, alcançou a cura, e isto para testemunhar ao mundo que o Deus de Israel era realmente o único Senhor.

Com Jesus se passa algo parecido, de modo que cita esta escritura do Antigo Testamento. No evangelho Jesus usa este exemplo para advertir a todos os que estavam na Sinagoga, pois não criam nas palavras de Cristo e amavam demais a si mesmos e suas tradições para poder abrir os corações para a mensagem de Jesus.

Esta pessoas confundidas com aquelas de fé inabalável, na verdade devem fazer um alto exame sobre a profissão de fé, e suplicar a Deus mais humildade e aceitação de Sua vontade.

Nenhum comentário: