Destaque:

El centenario de las apariciones de la Virgem Maria en Fatima

Rosa Caroline Crespo Fernández Valderi da Silva En su visita al santuario de Fátima en 1982, San Juan Pablo II proclamaba que "a ...

Você escolheria a Monarquia como melhor sistema de governo para o Brasil?

sexta-feira, 16 de março de 2012

Sábado – Os 6,1-6 Lc 18,9-14

III Semana da Quaresma

Pe. Valderi

Certo é a vinda de Deus, certo é o fato de que nos encontraremos definitivamente e decisivamente diante de Deus no dia de nosso juízo final. Como Deus nos tratará? Não podemos imaginar, mas podemos saber o que podemos fazer aqui neste mundo para nos encontrarmos diante do Justo Juiz com menos indignidade.

Algo nos aponta esta leitura de Oseias. Quero amor, e não sacrifícios, conhecimento de Deus mais do que holocaustos (v.6), desta maneira Deus nos orienta sobre o que lhe agrada mais em nossas atitudes. Uma vida regida pelo pelo amor, onde a caridade e a busca incessante pela vida divina são atitudes constantes, consegue obter mais beneplácitos de Deus ao ponto de ser agradável a Seus olhos, por isso se diz também que uma alma assim, mais facilmente obtêm a entrada no Reino de Deus.

A busca pelo conhecimento de Deus é algo necessário para nossa fé, pois além de nos aproximar da vida divina nos abre o horizonte da contemplação, onde vislumbramos o infinito de Deus, enchemos nossos olhos da mente e do coração com a magnitude insondável de Deus. Isto nos faz transbordar na fé.

A parábola de Jesus, neste evangelho, nos traz dois homens com duas atitudes diferentes mas no mesmo local e com a mesma intenção: elevar a Deus sua oração no Templo.

Acontece que o fariseu, não consegue orar verdadeiramente, pois sempre fala com Deus elogiando a si próprio, condenando os outros através de suas posturas. Este fariseu é tipo daquele cristão que não consegue ir a uma igreja ou no sacramento da confissão sem mencionar o pecado dos outros. Não consegue ver a si mesmo, apenas pensa e fala do que vê na atitude exterior dos irmãos. É uma postura condenável por Jesus, pois este acaba se colocando no lugar de Deus como juiz, proferindo uma condenação a respeito da outra pessoa, pois a julga um pecador enquanto ele não teria nenhum pecado.

Vejamos o publicano: Meu Deus, tem piedade de mim que sou pecador (v.13). A atitude humilde deste publicano agrada a Deus e este sai do Templo justificado, ou seja, perdoado e agraciado por Deus, pois falou de si, e falando de si mesmo não tem como não se reconhecer pecador. O conhecimento de si mesmo é para o cristão muito importante, através dele sou capaz de ver o quanto sou fraco em determinado assunto, ou situação, e verificando isso posso fazer algo para resistir mais a tentação e não voltar a errar.

Nossa oração deve sempre ser dirigida a Deus com a humildade do publicano, deixando de lado as manias dos outros que me incomodam, deixando fora também minhas vaidades a meu respeito. Tenhamos sempre presente que o que mais agrada a Deus é um coração que O busca e ama.

Nenhum comentário: