Destaque:

El centenario de las apariciones de la Virgem Maria en Fatima

Rosa Caroline Crespo Fernández Valderi da Silva En su visita al santuario de Fátima en 1982, San Juan Pablo II proclamaba que "a ...

Você escolheria a Monarquia como melhor sistema de governo para o Brasil?

quinta-feira, 15 de março de 2012

Quinta-feira – Jr 7,23-28 Lc 11,14-23

III Semana da Quaresma

Pe. Valderi

Encontramos nesta liturgia de hoje, esta perícope do livro de Jeremias falando de algo básico e por isso fundamental para viver segundo a vontade de Deus. Ouvir a voz do Senhor e assentir (aderir) a Ela.

A voz de Deus esta em sua Palavra e esta a temos na Sagrada Escritura de forma mais palpável, ou seja, de forma mais acessível. Deus nos comunica através de Suas palavras registradas nos livros sagrados o que deseja para Seu povo, o que espera que este povo faça para si e para Ele, por isso tudo que Ele diz em Sua palavra é fundamental para este povo ter uma verdadeira fé e viver segundo esta fé que possui. Ouvir a Palavra é um primeiro ato que parte de nossa vontade, logo depois deve ser seguido de um outro ato, o assentimento a esta Palavra e tudo o que Ela implica. Claro que este segundo passo se produz pela minha disposição interior, ou seja, estando livre de preconceitos de Deus, livre de influências como antipatia por quem é porta-voz desta Palavra. Somente desta forma consigo transformar o que entrou pelos ouvidos em verdade aceita pela mente e coração.Palavra de Deus

O povo do Antigo Testamento não conseguia assentir, às vezes, a esta Palavra ouvida e em muitos casos acontecia justamente por haver preconceitos de Deus ou antipatia pelo profeta que transmitia esta mensagem. Jeremias tenta expôr justamente isso e por isso declara, esta é a nação que não escutou a voz do Senhor, seu Deus, e não aceitou correção. Sua fé morreu, foi arrancada de sua boca (v.28). É consequência inevitável a morte da fé quando deixamos de ouvir a voz de Deus em Sua Palavra e também de aceitar o que Ela nos pede e adverte. Por isso ser tão necessário a escuta atenta e o esforço intelectual por entender e aceitar a voz do Senhor contida em cada passagem da Sagrada Escritura.

Esta Palavra de Deus também nos revela verdades que as vezes nos custa crer, e uma delas que nos dias de hoje muitos pretendem negar ferrenhamente é a existência de Satanás. Cristo expulsa demônios e o faz com Seu poder. Questionam se de fato não age em nome do próprio demônio, o que seria bem contraditório visto que o demônio é ardiloso mas também ama muito a si mesmo para lutar contra si mesmo. Jesus utiliza este argumento contra os que o interrogam. Se... Satanás esta divido contra si mesmo, como poderá sobreviver seu Reino? (v.18).

O mal esta presente no mundo, pois aqui é o lugar de sua atuação. Não cedamos a tentação de imaginar que o mal não nos pode alcançar. Precisamos estar sempre nos precavendo destas insídias malignas que teimosamente tentam nos afastar da Palavra de Deus e assim fazer com percamos a fé.

Ao fim deste evangelho Jesus afirma que não é possível dizer daquele que não o escuta, não atende Seu chamado, nem sequer busca as virtudes por amor ao próximo, que está com Cristo. Somente alguém atento ao que diz e que procura de coração sincero e esforçado aceitar e viver a Palavra de Deus pode trabalhar a favor de Cristo e não contra Ele.

Nenhum comentário: