Destaque:

El centenario de las apariciones de la Virgem Maria en Fatima

Rosa Caroline Crespo Fernández Valderi da Silva En su visita al santuario de Fátima en 1982, San Juan Pablo II proclamaba que "a ...

Você escolheria a Monarquia como melhor sistema de governo para o Brasil?

quinta-feira, 29 de março de 2012

Quinta-feira – Gn 17,3-9 Jo 8,51-59

V Semana da Quaresma

Pe. Valderi

Ouvimos nesta leitura do livro do Gênesis o pacto que Deus realiza com Abrão, que a partir de então passa a se chamar Abraão – pai de muitos. Neste momento se inicia o desenvolvimento da história da salvação, entra em curso o desígnio misterioso mas bem elaborado, de Deus a fim de salvar o ser humano da escravidão do pecado que os leva a morte eterna.

O pedido de Deus a Abraão para que guarde esta Aliança e para que a descendência dele também seja fiel a ela, permanece até hoje, somos a descendência de Abraão que tem por compromisso resguardar este pacto que Deus firmou com o ser humano.

A palavra de Jesus dá a vida, pois o Cristo é o próprio dom da existência, isto é, Dele é que provêm nosso existir, estamos aqui, neste corpo e vivendo neste mundo, por vontade e poder de Cristo. Em realidade, precisamos fazer um exercício mental todas as vezes que pensamos em nossa existência, pois ela é dom de Deus, mas como explicamos o porque existimos? Esta pergunta necessita de uma resposta vivencial, ou seja, é vivendo no tempo com a constante presença de Deus, fazendo nossas tarefas diárias, que compreendemos o porque existimos e qual nosso objetivo. De Deus saímos e para Ele voltamos, este mundo é apenas passagem necessária de nossa existência.

Vimos que a mentalidade do povo contemporâneo a Jesus não compreendia o que Cristo falava, isto porque não conheciam a Jesus como Filho de Deus. Nem sequer cinquenta anos tens, e viste Abraão!? (v.57), esta pergunta é exemplo claro que suas mentes eram incapazes de compreender o que Jesus estava falando. Se compreendessem que Cristo é o Filho de Deus, eterno como Ele, compreenderiam que Abraão veio depois de Jesus na ordem da existência. Na verdade, Abraão, o pai de muitos, deve sua existência a Deus Trindade.

Eu sou... (v.58). O Filho de Deus goza das iguais categorias de Deus Pai, por isso Ele nomeia-se como Deus o fez a Moisés no deserto, na conversa que teve com este através da sarça ardente Eu sou aquele que sou (Ex 3,14). Esta denominação traduz a existência de Deus antes de qualquer existência, antes de existir o tempo, por isso Ele conhece tudo e todos, e sabe de antemão o que nossas atitudes irão causar, pois nos conhece por dentro e por fora.

Como filhos de Abraão, descendentes do pacto que Deus fez com a humanidade, estamos compelidos a agirmos com fidelidade a esta aliança, com mais consciência, pois temos a revelação de Cristo para nos fazer entender mais claramente a existência divina e a nossa própria como originários de Deus e destinados a voltar para Ele.

Nenhum comentário: