Destaque:

El centenario de las apariciones de la Virgem Maria en Fatima

Rosa Caroline Crespo Fernández Valderi da Silva En su visita al santuario de Fátima en 1982, San Juan Pablo II proclamaba que "a ...

Você escolheria a Monarquia como melhor sistema de governo para o Brasil?

quarta-feira, 21 de março de 2012

Quinta-feira – Ex 32,7-14 Jo 5,31-47

IV Semana da Quaresma

Pe. Valderi

A aliança com Deus. Tema tantas vezes firmado no Antigo Testamento é sempre motivo das graças de Deus ao povo judeu como também da ira divina. Na verdade, a ira de Deus não é causada pelo fato de ter realizado a aliança com o povo de Israel, mas pelo fato de que este povo não consegue ser fiel a aliança firmada. A idolatria, a blasfêmia, a corrupção, as imoralidades, todos estes pecados do povo nascem da debilidade em não conseguir se sustentar na fidelidade a palavra firmada com Deus.

A maior parte dos pecados a que estamos sujeitos nascem de nossa debilidade, nossa fraqueza diante da atitude que nos pede fidelidade. No batismo recebemos um sinal de filhos de Deus, ou seja, a partir de então somos membros deste povo elegido para a morada eterna, povo que recebe de Deus a herança no Reino dos Céus. Por isso, estamos comprometidos com esta Nova Aliança – que na verdade é continuidade da Antiga Aliança –, o que nos pede também fidelidade e por isso estas palavras do Senhor, nesta leitura de hoje, a Moisés merecem nossa atanção: Vejo que este é um povo de cabeça dura… (v.9). Deus nos sonda, perscrutando nossa mente e nosso coração, tem ciência de nossas ações e pensamentos, por isso sabe o momento que nossa fraqueza humana cede ao erro e também às vezes que persistimos neste erro. Não nos ameça exterminar, mas não pode nos conceder a graça da vida divina se não somos capazes de rever nossa vida e mudarmos a atiutde abandonando o pensamento autosuficiente, as ações egoístas, vaidosas, ganânciosas e mesquinhas, que nos empurram para um viver sem a presença de Deus, quase fazendo com que tomemos a atitude deste povo de Israel que elegeu um bezerro de ouro para o pôr no lugar de Deus. Este bezerro pode ser minha própria vontade, que supervalorizo não importando a vontade de Deus muito menos a opinião da Igreja; outra doutrina religiosa que apareça oferecendo milagres e realização financeira ou amorosa; pode ser um bem material que torno tesouro intocável que rouba todo o meu tempo e atenção, etc.

Enfim, tudo o que nos aparta de alguma forma da presença de Deus e nos faz ser infiel a Sua Vontade, deve ser deixado de lado, ou ao menos posto no seu devido lugar como supérfulo e dispensável, ao que fica em segundo plano. Deus não fica irado a ponto de desejar exterminar o ser humano, mas deixa de nos oferecer a graça mediante nossos pecados. O que nos resta sempre é o arrependimento e a volta ao convívio de Deus.

O povo de Deus recebeu a mensagem de vida eterna, e não foram poucos os que ofereceram sua vida para que Deus falasse a este povo. Moisés foi o grande profeta que trouxe ao povo a libertação realizada por Deus, mas também quem orientou-os sobre a vontade de Deus para suas vidas a partir de então. Jesus declara que é justamente quem tanto falou-os da parte de Deus, quem é tido como o porta-voz de Deus, que mostrará a incoerência de cada um diante Dele na hora do juízo. Temos a palavra e o testemunho destes profetas e completando, temos o próprio Filho de Deus que nasceu, viveu, morreu e ressuscitou em nosso meio. Em realidade, todos estes do Antigo Testamento falavam sempre a respeito de Jesus, pois ao falar do Pai fala-se do Filho. O que nos falta para acreditar cegamente nas promessas de Deus e cumprir Sua Vontade?

Nenhum comentário: