Destaque:

El centenario de las apariciones de la Virgem Maria en Fatima

Rosa Caroline Crespo Fernández Valderi da Silva En su visita al santuario de Fátima en 1982, San Juan Pablo II proclamaba que "a ...

Você escolheria a Monarquia como melhor sistema de governo para o Brasil?

quarta-feira, 14 de março de 2012

Quarta-feira – Dt 4,1.5-9 Mt 5,17-19

III Semana da Quaresma

Pe. Valderi

Por meio de Moisés, Deus orienta seu povo, lhe transmite suas leis e Sua vontade. Esta Lei de Deus que o povo deve observar esta baseada na aliança firmada com Deus naquele momento em que o Senhor os faz sair da casa da escravidão para serem Seu povo eleito.

Também vivemos um aliança com Deus, firmada pelo Sangue de Cristo na cruz. Esta Nova aliança é a base de nosso cumprimento da vontade de Deus, ou seja, com a paixão e morte de Jesus, Deus assumiu a nossa salvação enquanto assumimos nossa parte com a cooperação para esta salvação. Isto quer dizer que temos a responsabilidade com nossa salvação eterna. E um dos aspectos dessa aliança é o de estar no mundo mas não viver como o mundo. Pois as leis foram dadas, os inimigos já foram subjugados, precisamos é viver para Deus e com Deus e deixar de viver o mundo e as vezes viver para o mundo!

Jesus declara não vir para alterar a Lei, e é justamente isso que Ele faz. Não revoluciona as leis, mas dá-lhes pleno cumprimento, algo diferente do que fazia os sacerdotes e fariseus. Antes que o céu e a terra deixem de existir, nem uma só letra ou vírgula serão tiradas da Lei (v.18). A lei divina pronunciada por Deus não pode ser alterada nem modificada, por isso Cristo se manifesta nestes termos, pois do contrário estaria até se contradizendo, visto ser Ele o Filho de Deus. Ele veio dar pleno cumprimento e nos mostrar que nós também devemos agir assim, tornando a Lei de Deus algo vivo em mim, algo que possa me conduzir por quer que esteja. E nossa salvação, como também depende de nossa cooperação, conta com nossa fidelidade a Lei de Deus, que esta principalmente expressa no Decálogo.

Nossa vida cristã é uma missão, é cumprimos esta missão quando conseguimos viver esta Lei de Deus, mas também quando ensinamos os mandamentos a quem ainda não os conhece. Hoje é mais necessário que saibamos aproveitar cada situação que aparece pensando que neste momento posso ter a oportunidade para falar algumas palavras que orientam outras pessoas sobre as leis que Deus espera que cumpramos.

Nenhum comentário: