Destaque:

El centenario de las apariciones de la Virgem Maria en Fatima

Rosa Caroline Crespo Fernández Valderi da Silva En su visita al santuario de Fátima en 1982, San Juan Pablo II proclamaba que "a ...

Você escolheria a Monarquia como melhor sistema de governo para o Brasil?

terça-feira, 20 de março de 2012

NONA ESTAÇÃO: Jesus cai pela terceira vez

É bom para o homem suportar o jugo desde a sua juventude. Que esteja solitário e silencioso, quando o Senhor o impuser sobre ele; que ponha sua boca no pó: talvez haja esperança! Que dê sua face a quem o fere e se sacie de opróbrios. Pois o Senhor não rejeita para sempre: se Ele aflige, Ele se compadece segundo a sua grande bondade.

(Do livro das Lamentações 3, 27-32)

V/. Adoramus te, Christe, et benedicimus tibi.
R/. Quia per sanctam crucem tuam redemisti mundum.

O sofrimento que Cristo suporta o leva ao chão pela terceira vez. Já não podemos ficar alheio a dor que Cristo suporta causada por nossos pecados, podemos até não o compreender como deveríamos mas não temos mais o direito de menosprezar a dor que suporta.

Esses pecados que causam tanta dor, que elevam o peso desta cruz que Cristo carrega, é também composto dos muitos pecados que dentro de Sua Igreja muitos cometem. Esta Igreja Santa por sua natureza e pecadora por seus membros.

Quantas vezes se abusa do Santíssimo Sacramento da sua presença, frequentemente como está vazio e ruim o coração onde Ele entra! Tantas vezes celebramos apenas nós próprios, sem nos darmos conta sequer d’Ele!

Quantas vezes se contorce e abusa da sua Palavra! Quão pouca fé existe em tantas teorias, quantas palavras vazias! Quanta sujeira há na Igreja, e precisamente entre aqueles que, no sacerdócio, deveriam pertencer completamente a Ele! Quanta soberba, quanta auto-suficiência! Respeitamos tão pouco o sacramento da reconciliação, onde Ele está à nossa espera para nos levantar das nossas quedas! Tudo isto está presente na sua paixão.

(Via Sacra. Meditações e Orações pelo Cardeal Joseph Ratzinger, 2005)

Homens e mulheres que querem seguir a Cristo, olhem para Ele caido, com a cruz as costas. Este é o Jesus que seguimos, é Ele que celebramos, Ele que nos faz reunir para o Santo Sacrifício. Nossa vaidade humana nos deixa muitas vezes ludibriados pela aparente qualidade que outros nos atribuem nos deixando como presas fáceis da auto-celebração, jogando para segundo plano a Paixão e Ressureição do Senhor. Como não se entristecer ao presenciar tantas almas se contentando com tão pouco do conhecimento de Cristo, pessoas que parecem apenas se confortar com a “obrigação” cumprida em relação a fé. Precisamos mudar esta atitude em nossa Igreja, ver que estamos sempre percorrendo o caminho com muitas quedas, por isso buscar a cada momento oportuno a reconciliação onde o próprio Cristo nos levanta.

Nada mais podemos fazer que dirigir-Lhe, do mais fundo da alma, este grito: Kyrie, eleison (Senhor, tende piedade de nós) – Senhor, salvai-nos (cf. Mt 8, 25).

Nossa atitude humilde deve acompanhar cada passo de nossa existência, assim terá sempre compaixão de nossas quedas não permitindo que elas nos endureçam o coração para a vida na caridade e no amor. Percebemos como é importante a humildade para a reconciliação permanente com Deus? Nossa vida na fé depende de minha convicção desta verdade espiritual.

Nenhum comentário: