Destaque:

El centenario de las apariciones de la Virgem Maria en Fatima

Rosa Caroline Crespo Fernández Valderi da Silva En su visita al santuario de Fátima en 1982, San Juan Pablo II proclamaba que "a ...

Você escolheria a Monarquia como melhor sistema de governo para o Brasil?

sábado, 10 de março de 2012

Jovem, tua decisão começa pela Eucaristia

Desejo relembrar estas palavras do saudoso e bem-aventurado João Paulo II em sua mensagem para o Dia Mundial de Orações pelas Vocações de 2000. Destaco algumas palavras que dentre muitas, ressoam o convite claro e a nitidez de como os rapazes e também as moças devem começar a pensar seriamente e com generosidade neste caminho que Deus pode os chamar a trilhar.

No encontro com a Eucaristia, alguns descobrem que são chamados a se tornarem ministros do Altar, outros a contemplar a beleza e a profundidade desse mistério, outros a transbordar esse ímpeto de amor sobre os pobres e os fracos, e outros ainda, a captar, na realidade e nos gestos da vida de cada dia, o seu poder transformante. Na Eucaristia, todo fiel encontra não apenas a chave interpretativa da própria existência, mas a coragem de realizá-la a ponto de - na diversidade dos carismas e das vocações - construir o único Corpo de Cristo na história. (2)

Nada melhor para darmos conta do chamado do que viver com intesidade a graça da Eucaristia. Ela é mais do que simples alimento, é também canal de sintonia com Deus onde mais facilmente conseguimos discernir o estado de vida que devo seguir. Eucaristia! Ela deve ser o princípio de tua decisão!

Conheço as vossas hesitações e as vossas dificuldades, às vezes vos vejo desorientados, compreendo o temor que vos assalta perante o futuro. Mas também tenho na mente e no coração a imagem festiva de tantos encontros convosco nas minhas Viagens apostólicas, durante as quais pude constatar a sincera busca de verdade e de amor que reside em cada um de vós.
O Senhor Jesus fincou a sua tenda no meio de nós, e dessa morada eucarística ele repete a cada homem e a cada mulher: "Vinde a mim, todos vós que estais aflitos sob o jugo, e eu vos aliviarei" (Mt11,28).

Queridos jovens, ide ao encontro de Jesus Salvador!
Amai-o e adorai-o na Eucaristia! Ele está presente na Santa Missa, que torna sacramentalmente presente o sacrifício da Cruz. Ele vem a nós na santa comunhão e permanece no tabernáculo das nossas igrejas, porque é nosso amigo, amigo de todos, especialmente de vós, jovens, tão precisados de confiança e de amor. Dele podeis haurir coragem para serdes seus apóstolos nesta importante passagem histórica. […] Depois de tanta violência e opressão, o mundo precisa de jovens capazes de "lançar pontes" para unir e reconciliar; depois da cultura do homem sem vocação temos urgência de homens e mulheres que acreditam na vida e sabem acolhê-la como chamado que vem do Alto, daquele Deus que chama porque ama; depois do clima de suspeita e de desconfiança, que corrompem os relacionamentos humanos, somente jovens corajosos, com mente e coração abertos a ideais elevados e generosos, poderão restituir beleza e verdade à vida e aos contatos humanos. (3)

Nenhum comentário: