Destaque:

El centenario de las apariciones de la Virgem Maria en Fatima

Rosa Caroline Crespo Fernández Valderi da Silva En su visita al santuario de Fátima en 1982, San Juan Pablo II proclamaba que "a ...

Você escolheria a Monarquia como melhor sistema de governo para o Brasil?

sábado, 17 de março de 2012

IV Domingo da Quaresma

2Cr 36,14-16.19-23 Ef 2,4-10 Jo 3,14-21

Pe. Valderi

Estimados irmãos e irmãs.

Neste domingo contamos o quarto da quaresma, e nele a Igreja se veste de alegria, é o chamado Domingo Laetare, pois já vemos no horizonte a Páscoa que se aproxima.

A história da relação do homem com Deus é permeada pela aliança que se concretizou pela vontade do próprio Deus. Esta aliança é sinal definitivo do amor pelo homem, da busca incessante de Deus pela criatura que Ele escolheu como maior entre todas as obras criadas. De fato, o ser humano esta em tão elevado grau na obra da criação que mereceu a vinda do próprio Deus, o Filho, ao mundo para viver entre os homens e se não bastasse somente isso, que já por si é fato grandioso, quis padecer sofrendo a morte.

O povo eleito sabe de sua história, e vê a ruptura desta aliança provocada pelos próprios compatriotas ao praticarem inúmeras infidelidades (cf. v.14) profanando o Templo do Senhor que é para eles local onde repousa a Aliança com Deus. Este local sagrado é mais do que uma edificação, é presença do Senhor por isso o Templo é tão vital para o povo eleito. Em sua história este povo se afasta de Deus por seus vários pecados, e acaba por expulsar o Senhor de suas vidas atraindo assim o mal para si. Por isso, como consequência se vê dominado por povos estrangeiros e tem seu Templo destruído.

Esta realidade que viveu o povo judeu é a realidade do pecado em nossa alma. A cada pecado empurro Deus e Seu amor para longe da minha vida, a cada pecado é como se ignorasse a existência de Deus. Não podemos duvidar do poder do pecado e da força que ele pode exercer em minha vida, pois graças ao pecado posso estar bem financeiramente ou socialmente, mas a cada dia estar caminhando para a escuridão onde só o perceberei quando for tarde para retornar.

Mas Deus nunca desiste do homem, por isso, mesmo culpado dos pecados, e insistentes no mal, o Senhor nos procura e oferece mais uma chance. Em realidade, foi o que aconteceu com este povo, que estando no exílio sob o domínio do império de Nabucodonosor vê subir ao trono do império Ciro, um pagão, estrangeiro, mas que foi tocado por Deus a restituir a vida a Seu povo. Somos muitas vezes chamados por Deus por lados que nunca prestamos atenção. E daquele que nunca esperávamos nos vem a luz da fé, por isso, é tão necessário cada cristão crescer em sensibilidade na fé, olhar para os irmãos e ver neles instrumentos onde posso ser cristão, ou seja, agir através deles, e também onde posso receber o amor de Deus.

Paulo afirma é por graça que vós sois salvos (v.5), este povo do Antigo Testamento viveu isto, e nós hoje sabemos que por graça de Cristo é que obtemos a salvação. Não por nossos méritos, mas única e exclusivamente por méritos Dele, Jesus Cristo.

Assim chegamos ao evangelho deste quarto domingo da quaresma. Chegado determinado curso da história, o Criador se compadece de seu povo perdido e incapaz de encontrar o rumo correto para realizar plenamente sua natureza humana. Envia, portanto, Seu Filho ao mundo para mais uma vez, colocar os homens na trilha certa para a casa de Deus. Aqui, neste evangelho precisamos notar três coisas:

  1. o amor de Deus por Sua obra criada é tão imenso que envia o que de mais valioso possui;

  2. este Filho de Deus não veio para condenar os homens mas para lhes trazer o meio eficaz de salvação;

  3. a real situação de quem vive no pecado.

Deus mesmo já manifestou incontáveis vezes seu amor pelos homens, este sentimento em Deus é infinitamente maior do que podemos imaginar. Somente Deus pode amar de modo infinito, e assim, somente Ele é capaz de fazer deste amor um ato vital, ou seja, Sua vida esta movida por este amor a Si e as homens. Ele desejou assim ao criar o homem a sua imagem e semelhança (cf. Gn 1,26). Mas este amor não exclui sua justiça, por isso não é como o amor humano, capaz de esconder os erros da pessoa ou coisa amada. Este amor de Deus é caritas, caridade em grau infinito, caridade que O move a se compadecer dos homens que estão caindo a beira do abismo por conta do pecado e assim, Seu auxílio, movido por este amor-caridade é de, certa forma, previsível.

Neste ato de Deus, chegou-nos Seu Filho, Jesus, vindo ao mundo como homem, somente não se assemelhando a nós no pecado. Jesus nos traz não somente a mensagem reveladora de Deus Pai a respeito de como devemos agir com Ele e com nossos irmãos, mas principalmente nos da o meio eficaz da salvação eterna. Com sua paixão, morte e ressurreição, obtemos os méritos para nossa salvação; estes méritos é um tesouro inesgotável, algo que nunca neste tempo poderá acabar, por isso, todos os homens – do passado, presente e futuro – podem se salvar graças ao Cristo que obteve este meio de salvação. É sempre recomendado orarmos pela Páscoa de Cristo, pois é para ela que miramos os olhos em vista da salvação. O Filho não veio com a missão de condenar o mundo, mas o fato é que, muitos se condenarão se não se afastarem do pecado, pois já vimos que o pecado é aquele que me faz distanciar Deus da minha vida, me colocando cada vez mais longe Dele, e consequentemente longe da salvação.

Esta é situação de quem persiste em viver no pecado. Quem pratica o mal odeia a luz e não se aproxima da luz (v.20), pois sabe que a luz é reveladora, por isso prefere a noite, a escuridão. Esta pessoa, esta se envenenando com o mal e aos poucos vai se condenando para a escuridão eterna, caso não haja uma mudança urgente de vida. A Luz é Cristo e aquele que vive no pecado sem se arrepender foge de Cristo, Luz do mundo.

Caríssimos irmãos. Não é por nada que estamos sempre sendo chamados ao arrependimento, visto a desastrosa consequência que tem uma vida sem o perdão de Deus. Neste tempo que nos resta da quaresma, tentemos viver mais intensamente nossa conversão e buscar a vida na graça de Deus.

Assim seja.

Nenhum comentário: