Destaque:

A retrospectiva de Brás Cubas

Tenho grande apreço por Machado de Assis, pois acredito que sua contribuição para a Literatura Brasileira foi muito além de incrementar ...

Você escolheria a Monarquia como melhor sistema de governo para o Brasil?

quarta-feira, 7 de março de 2012

A Beleza salvará o mundo

Mesma inteligência, outro modo de captar a verdade.

Hoje lendo o editorial da revista do mês de agosto dos Arautos do Evangelho (Arautos do Evangelho. No. 117, setembro de 2011), encontrei algo que não se trata de uma novidade, mas parace mais fundamental para renovar o interesse pela verdade.

Num mundo cada vez mais tecnológico onde as pessoas crescem conectadas através do ciberespaço a relatividade aumenta e toma proporções assustadoras, isto se nota pela crescente opinião "o que interessa para mim é o que penso", deixando cada vez mais de canto a obrigatoriedade em seguir algo que é verdade universal.

Muito se deve isso pela ineficácia na apresentação daquele conteúdo baseado na verdade. Hoje não tem resultados um ensino baseado no simples esforço lógico, o que dá mais força áquela opinião de que esta geração não gosta de fazer esforço mental. Que método usar? Ora, tenho que concordar com o editorial desta revista: o belo é o método mais eficaz para este novo tempo. Isso é na verdade retomar um método que teve em determinado tempo histórico um grande apelo e que agora se faz o meio mais eficaz e quase salvador para não deixar a verdade ser relegada e o mundo cair num caos total.

Como profetiza o beato João Paulo II, a beleza salvará o mundo.

Isso não quer dizer extinguir todos os métodos de ensino até então em vigor - salvo alguns que notoriamente nada acrescentam ao desenvolvimento saudável do ser humano -, antes me refiro a permear estes mesmos métodos de ensino com o conceito da beleza do ser e do mundo acrescentando também, em ambientes favoráveis, a beleza fundante, ou seja, Deus.

Nenhum comentário: