Destaque:

El centenario de las apariciones de la Virgem Maria en Fatima

Rosa Caroline Crespo Fernández Valderi da Silva En su visita al santuario de Fátima en 1982, San Juan Pablo II proclamaba que "a ...

Você escolheria a Monarquia como melhor sistema de governo para o Brasil?

sábado, 4 de fevereiro de 2012

V Domingo do Tempo Comum

Jó 7, 1-4.6-7 1Cor 9, 16-19.22-23 Mc 1, 29-39

Pe. Valderi

Queridos irmãos.

Todo livro de Jó é um testemunho de confiança e amor a Deus. Através do que ouvimos neste trecho, percebemos que Jó sofre, padece de perseguição e muitas infelicidades, por algum momento parece ser pessimista aos nossos olhos. Mas Jó recorre sempre a lembrança de Deus e sua promessa, faz ele mesmo se lembrar de que sua vida é apenas um sopro, que tudo que possa ter conquistado ou erguido pode desaparecer de um momento para outro, deixando-nos somente com o que possuímos desde o nascimento, o corpo.

Jó Olhando para Jó vemos a sutileza de nossa vida neste mundo, onde corremos para alcançar grandes coisas, altos objetivos, status de sucesso, e deixamos de pensar que nossa vida é mais valiosa aos olhos de Deus sem todas essas “quinquilharias” que podem nos distanciar de nossa verdadeira felicidade sem o percebermos. Jó é tido por Deus como o mais justo dentre todos, e apesar disso sofreu duramente em sua vida, e isto pode nos mostrar que os sofrimentos e lamentos que posso estar passando não é nenhum motivo para questionar a bondade de Deus.

Paulo escreve a comunidade dizendo da graça que sente por poder pregar o evangelho de Cristo. De fato, exercer este ministério é graça e não obrigação nem visa remuneração. Paulo é bem claro quanto a isso: se eu exercesse minha função de pregador por iniciativa própria, eu teria direito a salário. E complementa, como a iniciativa não é minha, trata-se de um encargo que me foi confiado, ou seja, Paulo prega e espalha o evangelho não porque ele quis mas por convocação de Deus a quem deve agradecer por este encargo.

Pregamos o evangelho hoje, pelos mesmo motivos de Paulo, por obra e graça de Deus. Cada evangelizador, propagador do evangelho de Cristo o faz e deve fazer com a gratuidade de quem sabe que este é seu pagamento, falar aos outros do Reino de Deus. Em que consiste meu salário? Em pregar o evangelho... esta é a paga que recebemos e que necessitamos para sermos verdadeiros anunciadores da Palavra de Deus: estar cientes de que minha alegria estará em trabalhar para o Senhor, sem pensar em retribuição.

Nos esforçando para levar o Evangelho onde for preciso, ou simplesmente para o viver de forma integral, sendo o próprio evangelho encarnado, poderemos declarar como Paulo, por causa do evangelho eu faço tudo, para ter parte nele.

São Paulo, assim como nós, ouvi atentamente estas passagens de Cristo, pois é através delas que vemos como Jesus nos inspira a ser como anunciadores do evangelho.

No evangelho de hoje, nos é apresentado a atividade constante de Cristo em atender as pessoas que o procuram.

Ao sair da sinagoga vai a casa de Simão e encontra a sogra dele doente, pega na sua mão e levanta-a da cama. O amor de Cristo por sua missão não o permite esquecer da humanidade e carinho que deve ter com as pessoas que Dele necessitam. O simples gesto de tocar naquele que o procura, dar a esta pessoa a atenção que a situação merece já é um bálsamo que alivia qualquer enfermidade. Cristo sabe muito bem disto, e por isso o faz várias vezes conforme o relato dos evangelhos.

O poder de curar passa necessariamente pelo atendimento, pois não somos simples entregadores de mercadorias mas mensageiros da graça e da benção de Deus.

Jesus deixa um lugar onde realiza curas e vai ao encontro de mais pessoas que o procuram para o ouvir e pedir a cura e libertação de algum mal. Ele não se cansa de ouvir e ensinar, assim é um mensageiro de Deus, nunca se cansa enquanto tem almas precisando do amor e da consolação de Deus, algo que estes discípulos de Cristo podem fazer em nome do Senhor.

Caríssimos irmãos. O ministério de Jesus é nosso modelo de ação, sem procurar recompensa nem desejar conforto, nossa missão é estar fazendo o que é necessário para que o Evangelho de Cristo alcance o coração de todos.

Nenhum comentário: