Destaque:

El centenario de las apariciones de la Virgem Maria en Fatima

Rosa Caroline Crespo Fernández Valderi da Silva En su visita al santuario de Fátima en 1982, San Juan Pablo II proclamaba que "a ...

Você escolheria a Monarquia como melhor sistema de governo para o Brasil?

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Terça-feira – 1Rs 8,22-23.27-30 Mc 7,1-13

V Semana do Tempo Comum

Pe. Valderi

Templo de SalomaoSalomão mostra o quanto compreende a transcendência de Deus que de tão infinito e grande não pode ser contido numa casa de pedra. Ele compreende esta imensidade divina, mas ao mesmo tempo suplica a Deus para que se faça presente ali, no templo para ser lugar de encontro com seu povo.

A casa de Deus não O pode conter nesta terra, mas nela encontramo-nos sob os olhos de Deus que vê seu povo reunido num mesmo lugar em oração. Salomão intercede pelo povo em sua súplica a Deus, intercede sendo mediador entre seu povo e o Altíssimo. Hoje sabemos que o perfeito mediador é Cristo que no templo, casa de Deus, onde o povo esta reunido, media a salvação e Se doa para sustentação de seu povo nesta caminhada sobre a terra.

Jesus expõe a todos a hipocrisia dos fariseus e escribas que observavam muito retamente as regras e normas recebidasFariseus pela tradição mas não percebiam que acabavam descumprindo os mandamentos de Deus. De fato, ao darem cada vez mais importância para o culto exterior deixavam de lado o que sempre importou a Deus, o culto interior, onde Deus realmente encontra o ser humano.

Lavavam e purificavam as mãos e os objetos, mas a verdadeira sujeira e podridão que estava no coração por desvirtuarem  os mandamentos de Deus e fazerem o povo não os cumprirem não era lavada, tornando-os assim, verdadeiros hipócritas e falsários. Por isso Jesus adverte tanto a eles, por que esvaziam o significado da Palavra de Deus para encher o povo de rituais e tradições sem importância para a salvação do povo.

O que estes fariseus e escribas faziam a respeito dos mandamentos de Deus hoje nós temos que cuidar para não fazer igual. Cuidar para não dar voltas quando se trata de aceitar o que tal mandamento me diz, da mesma forma cuidar para não acreditar que posso interpretar os mandamentos como minha inteligência confortavelmente me apresenta, tornando-os assim não mandamentos de Deus, mas “meus mandamentos”.

Nenhum comentário: