Destaque:

El centenario de las apariciones de la Virgem Maria en Fatima

Rosa Caroline Crespo Fernández Valderi da Silva En su visita al santuario de Fátima en 1982, San Juan Pablo II proclamaba que "a ...

Você escolheria a Monarquia como melhor sistema de governo para o Brasil?

sábado, 18 de fevereiro de 2012

Sábado – Tg 3,1-10 Mc 9,2-13

VI Semana do Tempo Comum

Pe. Valderi

O ser humano pode pecar de várias formas, mas penso que não exista algo mais mortal que a língua. Tiago percebe isso, e fala a comunidade em sua carta justamente do grande mal que podemos causar quando menosprezamos a capacidade deste membro que parece tão insignificante: comparai o tamanho da chama com o da floresta que ela incendeia (v.5). Na verdade é através dele que podemos manifestar externamente a glória de Deus, O louvar e também anunciar seu Evangelho. A língua de fato é um dom para o corpo assim como os demais membros, tendo cada sua função.

No entanto, esta mesma língua pode causar o maior estrago que uma alma descuidada pode realizar, pois justamente através dela é que cometemos a maior parte de nossos pecados, e as vezes pecados graves. Em consonância com Tiago, quero destacar o mais comum e talvez o que mais impeça muitos de crescerem em santidade, a maledicência ou o mal hábito de falar mal de todos ou de tudo. Diz Tiago que a língua é o universo da malícia (v.6). Esta maledicência é causadora desde um mau estar entre irmãos na comunidade até verdadeiras desavenças. Além disso, a pessoa que não se policia para não cair neste pecado e se deixa viver assim por muito tempo pode acabar se acostumando de tal forma com este pecado que depois de algum tempo já tem o coração empedernido, que não é mais capaz de perceber que isto que faz é pecado e assim pode acabar se condenando, ou seja, este pecado acaba sendo a própria morte desta pessoa, por isso ser algo que leva a “morte” da vida na graça de Deus.

É bem verdade que o que dizemos com a língua primeiro se desenvolveu em nossa mente, fazendo assim da língua apenas uma posterior etapa de uma manifestação de louvor ou pecado. Por isso também é necessário sempre purificar os pensamentos para ajudar a língua a dizer apenas palavras construtivas e que elevem o espírito, palavras que glorifiquem aTranfiguracao de Jesus Deus.

 A transfiguração de Jesus é a prévia da manifestação de Sua glorificação na Ressurreição. Cristo se transfigura como prova de sua real divindade, suas vestes ficam brancas pois a luz que irradia de Seu corpo é a Luz da Verdade, uma luz mais brilhante que a luz que conhecemos, pois se trata da essência da criação. Em realidade, a transfiguração de Cristo nos revela uma faísca da glória trinitária onde a essência misteriosa de Deus não tem forma, onde nossos olhos são ofuscados pela magnitude de seu poder.

Com Jesus aparecem Elias e Moisés, homens que outrora estiveram no mundo para conduzir os corações humanos para este momento em que o Filho do Homem estaria presente sobre a terra. Mas também estão ali para testemunhar aos outros que Jesus é mesmo o Filho de Deus, que sua divindade é atemporal sendo Ele mesmo que falava a Moisés e Elias em seus tempos.

Este momento da vida de Cristo nos leva colocar-nos ao lado de Pedro, Tiago e João. Com estes discípulos desejaríamos ficar ali, pois ali experimentaram uma prova da glória dos céus: Mestre, é bom ficarmos aqui (v.5).

Nenhum comentário: