Destaque:

El centenario de las apariciones de la Virgem Maria en Fatima

Rosa Caroline Crespo Fernández Valderi da Silva En su visita al santuario de Fátima en 1982, San Juan Pablo II proclamaba que "a ...

Você escolheria a Monarquia como melhor sistema de governo para o Brasil?

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

O futuro sacerdote deverá ser "humanamente íntegro" para ser um verdadeiro "homem de Deus."

Eucaristia Consagracao O futuro sacerdote deverá ser "humanamente íntegro" para ser um verdadeiro "homem de Deus."
"O mundo aguarda santos", disse o Papa, citando as palavras de outro antecessor, o Beato João XXIII há 50 anos
Nas palavras do Santo Padre encontrei eco dos meus sentimentos. Como pode um candidato ao sacerdócio de Cristo não ter a limpidez de caráter e o senso máximo dos valores que fazem de um homem alguém íntegro? Para ter o alicerce onde assentar os valores da fé, onde a teologia e a filosofia poderão calcar seus princípios básicos mas que necessitam de terreno firme para que possam ser seguros, este futuro sacerdote deve ter a formação humana bem estabelecida.
Formação humana! Esta dimensão da formação seminarística merece muito cuidado e muita atenção, perspicácia dos responsáveis pela formação nos seminários, dela depende boa parte da índole e santidade dos sacerdotes que irão atual no dia de amanhã.
É lamentável constatar que muitos homens do clero da Santa Igreja dão mostras claras de que sua formação humana foi muito carente de cuidados, e isto não é uma crítica, apenas algo que não posso velar como se visse. Confesso, que minha formação no seminário nesta dimensão foi muito aquém do que necessitava e também esperava. No entanto tive que recorrer a que muitos de meus colegads faziam, buscava fora do seminário algo que completasse esta lucuna, coisa que encontrei – com a graça de Deus na Opus Dei nos seus recolhimentos para seminaristas diocesanos.
Precisamos, a meu ver, apelar sempre a nossos prelados que zelem mais por esta formação nos seminários, que se preciso acompanhem de perto seus seminaristas, acompanhem o trabalho de seus formadores, que analisem os caminhos que a formação esta tomando para que sempre se busque, neste mundo em constante mudança, o meio para que o futuro seminarista encontre seu equilibrio humano para crescer sendo verdadeiro homem de Deus, e assim verdadeiro Cristo para os irmãos.
Fonte: http://www.zenit.org/article-29564?l=portuguese

Nenhum comentário: