Destaque:

A retrospectiva de Brás Cubas

Tenho grande apreço por Machado de Assis, pois acredito que sua contribuição para a Literatura Brasileira foi muito além de incrementar ...

Você escolheria a Monarquia como melhor sistema de governo para o Brasil?

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Terça-feira 2Sm 18, 9-10.14b.24-25a.30-19,3 Mc 5,21-43

IV Semana do Tempo Comum

Pe. Valderi

Por mais rebelde e injusto, Absalão era filho de Davi, e este chorou amargamente sua morte. O laço familiar nunca deixouMorte de Absalao Davi sentir ódio de seu filho pela inimizade que este estava sentindo por seu pai, nem pela ambição que estava movendo Absalão a matar seu próprio pai. De onde Davi tinha esta capacidade de suplantar o ódio e a ambição de seu filho em favor de o querer bem ou invés de desejar-lhe o mal? Pois o amor a Deus formava em Davi a postura da compaixão e da misericórdia, manifestações do verdadeiro amor.

O amor não é cego, vê os atos errados de quem se ama, mas mesmo assim sempre o amará e desejará sua felicidade. Davi via o que seu filho estava fazendo de errado, e não se omitia pois sabia que devia sempre viver na verdade. Hoje, nós olhamos para Davi em sua dor pela perda do filho que o queria mal e vemos o quanto nós devemos colocar o amor aos outros acima de tudo, mesmo das indiferenças, dos ódios, das intrigas e das desconfianças. Somos família, e isso já deveria bastar para sempre vencermos as diferenças com amor, amor que é caridade, misericórdia e compreensão.

Jesus ressucista a filha de Jairo A fé basta para alcançar a salvação da alma e do corpo. Cristo mostra que a salvação do homem passa pelo espiritual e corporal, existe uma unidade também para a salvação.

Mas é claro que esta fé será suficiente se a tornamos grande, se nossa fé chegar as alturas que chegou a de Jairo ou desta mulher que sabia que ao menos tocando a roupa de Cristo poderia ser curada se sua doença.

Caríssimos irmãos em Cristo, não devemos nós pedir constantemente a Jesus que nos faça aumentar nossa fé? De fato, é uma súplica que sempre deve nos acompanhar em nossas orações, pois sempre somos tentados pelo mundo a diminuir nossa fé, acreditando em promessas falsas ou ilusões materialistas. Somente tocar em Cristo pode ser o suficiente, mas para isto preciso tocá-Lo com a fé maior do que tenho agora, preciso crer que este Deus pode pegar em minha mão e dizer para mim me levantar de meu leito, onde durmo sonhando com o mundo, para acordar para a vida eterna.

Nenhum comentário: