Destaque:

El centenario de las apariciones de la Virgem Maria en Fatima

Rosa Caroline Crespo Fernández Valderi da Silva En su visita al santuario de Fátima en 1982, San Juan Pablo II proclamaba que "a ...

Você escolheria a Monarquia como melhor sistema de governo para o Brasil?

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Sexta-feira – 2Sm 11, 1-4a.5-10a.13-17 Mc 4, 26-34

III Semana do Tempo Comum

Pe. Valderi

Nesta trecho do Segundo livro de Samuel, temos um fato triste que aconteceu com o ungido de Deus, Davi. Depois de provar por várias vezes a virtude que adquiriu pela fé em Deus e demonstrar toda a sua servidão ao Senhor, depois do próprio Deus ter-lhe poupado a vida da morte pelas mãos de seus inimigos, Davi peca gravemente. Tu me desprezastes e tomastes como esposa a mulher de Urias (2Sm 12, 10).

“Ao contrário do adultério e do homicídio que se seguiram, há a injustiça gratuita, o crime contra a vida: o rei (Davi) se faz árbitro de vida e de morte, como se fosse Deus... Trata-se de pecado contra o homem, e portanto contra Deus.

“Como pôde acontecer uma coisa dessas com o eleito de Deus? Cada um de nós pode responder, reexaminando sua própria experiência... Um período de crise, a idade, o cansaço decorrente da rotina, ideais apagados, talvez a incompreensão dos vizinhos e dos amigos, pequenas condescendências concedidas ao egoísmo, à sensualidade. O pecado esta à porta, tanto mais perigoso quanto mais sorrateiro. Devemos vigiar e orar.” (Cf. Missal Quotidiano, pg. 697)

Semeador Neste evangelho Jesus conta mais duas parábolas, pequenas estórias para que o povo que o escuta possa compreender melhor sua mensagem a respeito do Reino dos Céus. O Reino de Deus é como... Jesus compara o Reino de Deus a um semeador que semeia suas sementes mas não vê a semente germinar e crescer, pois isto acontece no seio da terra, escondido aos olhos do semeador. O Reino de Deus é semeado em nós pela Palavra de Jesus e vai crescendo a medida que formos regando e cuidando desta mensagem que recebemos, e isto acontece mesmo que não percebamos, mesmo que não vejamos crescer em nós. Mas temos que cuidar desta semente, e a cuidamos tentando fazer com que ela sempre esteja viva em mim, ou seja, que a cada dia possa tirar um tempo em minha rotina diária para relembrar o que Jesus me ensina em sua Palavra.

O Reino de Deus é como um grão de mostarda... assim é a semente do Reino quando esta apenas semeada em nós. Não precisamos ficar desanimados se não vemos ou sentimos este Reino de Deus vivo e transparente em nós. Ele cresce e quando cresce se torna a maior da hortaliças, como disse Jesus. Em realidade, veremos o tamanho definitivo deste Reino na felicidade eterna, junto de Deus.

Nenhum comentário: