Destaque:

El centenario de las apariciones de la Virgem Maria en Fatima

Rosa Caroline Crespo Fernández Valderi da Silva En su visita al santuario de Fátima en 1982, San Juan Pablo II proclamaba que "a ...

Você escolheria a Monarquia como melhor sistema de governo para o Brasil?

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Quarta-feira – 1Sm 17, 32-33.37.40-51 Mc 3, 1-6

II Semana Tempo Comum

Pe. Valderi

Nesta leitura de hoje ouvimos o relato do enfrentamento entre Davi e este filisteu chamado Golias, que muitos o chamavam de gigante. A confiança de Davi em Deus traz a vitória, pois esta confiança ajuda a vencer o medo daquele que todos julgavam o mais forte.

A arrogância é sempre vencida pela fé que o humilde tem em Deus. Golias partiu para cima de Davi cheio de confiança em si mesmo, pois via em Davi um “anãozinho” que ousava o desafiar. Nós podemos nos considerar pequenos e fracos, mas se temos a fé em Deus como Davi podemos derrotar os gigantes que nos atacam com a arrogância.

A vida cristã é facilmente comparada com um luta e por vezes parecida com esta que Davi enfrentou. Uma luta aparentemente desleal, injusta. Principalmente no mundo de hoje os cristãos tendem a fraquejar na fé e perder a confiança na vitória diante de qualquer obstáculo ou investida do mal. Somos atacados pela nossa fé, e sempre seremos enquanto existir o mal, mas temos que ter a confiança de Davi que olhando para o gigante Golias não teve medo de professar sua fé no Senhor.

Neste evangelho de hoje escutamos Jesus sendo atacado novamente pelos fariseus que insistiam em encontrar algum motivo para o matar.

Jesus mais uma vez coloca uma questão que mostra a inconformidade destes fariseus com a Lei Divina: é permitido no sábado fazer o bem ou fazer o mal? O fariseu procura a si próprio e não a verdade. Ele é a medida para si mesmo. No mundo de hoje encontramos muitos cristãos e não-cristãos que vivem como estes fariseus que não querem admitir que a verdade não esta de acordo com suas medidas, são homens cheios de si e vazios de Deus.

Nenhum comentário: