Destaque:

A retrospectiva de Brás Cubas

Tenho grande apreço por Machado de Assis, pois acredito que sua contribuição para a Literatura Brasileira foi muito além de incrementar ...

Você escolheria a Monarquia como melhor sistema de governo para o Brasil?

domingo, 29 de janeiro de 2012

Papa ratifica a validade dos seminários regionais

Ainda hoje, acrescentou o Pontífice, os Seminários regionais representam uma experiência “adequada e válida", permitindo "percursos de estudo de alto nível" e proporcionando uma "preparação adequada ao complexo cenário cultural e social no qual vivemos".

Muito bem Santo Padre.

Lendo este trecho desta mensagem de Bento XVI foi impossível não me questionar a respeito do antigo seminário Fotos aŽreas do campus central e do campus Viam‹o 2007 interdiocesano Imaculada Conceição, de estudos superiores, situado no município de Viamão (RS). Aqui peço perdão àqueles que não entenderem o contexto deste artigo, mas para colocar todos a par do assunto me demoraria muito.

Este seminário caracterizado como regional, pois acolhia seminaristas de várias dioceses deste estado do sul do país, depois de vários anos formando seminaristas para o sacerdócio, foi desativado em favor de uma nova mentalidade formativa, onde cada diocese acredita que é melhor prosseguir a formação de seus seminaristas em casa separada onde pode direcionar as dimensões formativas mais conforme o estilo que deseja para seus futuros sacerdotes.

Não estou condenando esta nova mentalidade que apareceu na formação destas dioceses sulistas, mas antes apenas considero que esta qualidade que o Santo Padre ressaltou do seminário regional é muito válida e acredito firmemente que se houvesse tido mais seriedade na equipe de formação deste seminário de Viamão antes de se tomar esta decisão, se a formação dos seminaristas realmente tivesse mostrado mais resultados positivos que aparentes descasos com a uma ou duas das dimensões de formação este desativamento não ocorreria.

Corro o risco de ser muito parcial neste análise, principalmente se alguém levar em conta que nunca vive neste seminário, visto que no ano em que entraria nele para o curso de teologia ativaram as novas casas, ou seja, neste derradeiro anoSeminário de Viamao - fachada inaugurei este novo estilo de formação. Gostaria de comentar sobre estas “novas” casas, mas isto deixarei para outro artigo.

Experiência adequada e válida, disse o Papa. O convívio de muitos seminaristas com diversos costumes que partem de suas regiões natais trazem importante contribuição para alguém que pretende escutar e compreender cada pessoa que a ele vier em busca de Cristo. Muitos desafios serão encontrados, e muitos esbarram justamente na diversidade dos costumes que mesmo num estado podem ser vérios.

"A dimensão regional - acrescentou – coloca-se além do mais, como válida mediação entre as linhas da Igreja universal e as necessidades das realidades locais, evitando o risco do particularismo".

Com isto expresso meu sentimento por não ter tido a oportunidade de viver neste seminário que além da experiência rica que traria a minha formação, também me honraria por poder falar a outros que passei em um seminário com muita história.

 

Fonte: http://www.zenit.org/article-29564?l=portuguese

Nenhum comentário: