Destaque:

El centenario de las apariciones de la Virgem Maria en Fatima

Rosa Caroline Crespo Fernández Valderi da Silva En su visita al santuario de Fátima en 1982, San Juan Pablo II proclamaba que "a ...

Você escolheria a Monarquia como melhor sistema de governo para o Brasil?

quarta-feira, 23 de março de 2011

Maquiavelismo demoníaco

Certa vez, aqui mesmo escrevi sobre a Desonestidade Inocente (4/09/2009), descrevendo o que em minha compreensão era a manifestação – pequena – do mal em nós. Mas agora vejo mais claramente que estes pequenos atos de “desonestidade inocente” pode em um futuro não muito distante nos transformar em próprios operários do Demônio (leia personificação do mal), nos levando a tomar atitudes que a principio nos parecem “honestas” em atos destrutivos porque fundados num egoísmo que foi crescendo aos poucos desde a tenra “infância” da consciência moral. Aquilo que alguém pode julgar como honestidade consigo e com outros ou com outro, pode se revelar em uma atitude manifestante daquilo que a muito tempo era cultivada em si, ou seja, uma espécie de maquiavelismo e isto, a meu ver, já é conseqüência do “demônio” no que nos transformamos e pior, com nosso consentimento.

Certamente alguém dirá que sou exagerado, mas se realmente pensarmos no pré-existente dos atos maus é impossível não descobrir uma atitude julgada inofensiva ou irrelevante que agora seja causa principal ou segunda de tais comportamentos.

Isto meus caros, se refere a atitudes com coisas mas principalmente com pessoas.

Nenhum comentário: