Destaque:

El centenario de las apariciones de la Virgem Maria en Fatima

Rosa Caroline Crespo Fernández Valderi da Silva En su visita al santuario de Fátima en 1982, San Juan Pablo II proclamaba que "a ...

Você escolheria a Monarquia como melhor sistema de governo para o Brasil?

domingo, 12 de setembro de 2010

Fides et Ratio: 12 anos - I Postagem

Postagem I

Hoje se lembra a passagem de doze anos que a humanidade pode contar com existência desta carta encíclica do venerável João Paulo II. Misto de reflexão filosófica sobre o ser com uma aguçada meditação sobre o reflexo de tal pensamento no homem moderno, Fides et Ratio é uma referência para o estudo sobre a arte da sabedoria, entendendo ela como essencial união entre o crer e o entender, entre a fé e a razão.

Quem sou eu? Donde venho e para onde vou? Porque existe o mal? O que é que existirá depois desta vida? Estas perguntas encontram-se nos escritos sagrados de Israel, mas aparecem também nos Vedas e no Avestá; achamo-las tanto nos escritos de Confúcio e Lao-Tze, como na pregação de Tirtankara e de Buda; e assomam ainda quer nos poemas de Homero e nas tragédias de Eurípides e Sófocles, quer nos tratados filosóficos de Platão e Aristóteles. São questões que têm a sua fonte comum naquela exigência de sentido que, desde sempre, urge no coração do homem: da resposta a tais perguntas depende efetivamente a orientação que se imprime à existência.

FIDES ET RATIO

Introdução [1-6]

CAPÍTULO I - A REVELAÇÃO DA SABEDORIA DE DEUS [7-15]

CAPÍTULO II - CREDO UT INTELLEGAM [16-23]

CAPÍTULO III - INTELLEGO UT CREDAM [24-34]

CAPÍTULO IV - A RELAÇÃO ENTRE A FÉ E A RAZÃO [35-48]

CAPÍTULO V - INTERVENÇÕES DO MAGISTÉRIOEM MATÉRIA FILOSÓFICA [49-63]

CAPÍTULO VI - INTERACÇÃO DA TEOLOGIACOM A FILOSOFIA [64-79]

CAPÍTULO VII - EXIGÊNCIAS E TAREFAS ACTUAIS [80-99]

CONCLUSÃO [100-108]

NOTAS DA FIDES ET RATIO

Nenhum comentário: