Destaque:

El centenario de las apariciones de la Virgem Maria en Fatima

Rosa Caroline Crespo Fernández Valderi da Silva En su visita al santuario de Fátima en 1982, San Juan Pablo II proclamaba que "a ...

Você escolheria a Monarquia como melhor sistema de governo para o Brasil?

terça-feira, 31 de agosto de 2010

Amigos da sabedoria

A filosofia realmente é um universo muito abrangente, tanto que muitos percebendo que não poderam a abarcar totalmente deixam-la de lado, relegando ela ao esquecimento de um canto qualquer em uma estante de livros.

Nossas escolas aos poucos estam recuperando esta disciplina em suas séries, tentando amenizar um pouco o erro que foi eliminar determinadas matérias de séries escolares, principalmente as que tratam com adolescentes como as que ajudam a formar a civilidade o patriotismo e principalmente o caráter. No meio dessas encontra-se a filosofia matéria que nunca deveria deixar o corpo educacional de uma escola, pois nunca um ser humano deixará de viver e pensar.

Os amigos da sabedoria se acercam dela, pois são amigos dela, procuram-a em todos os lugares. Estes amigos dela são chamdados de filósofos, mas este grupo nunca pode ser visto como restritivo e inacessível aos demais. Todos somos chamados a ser amigos da sabedoria, ela que primeiramente quer nos conhecer para aos poucos criar intimidade conosco e assim afetividade.

Os mais célebres filósofos foram os que não colocaram impecilios a ela deixando-se cativar por ela.

Amizade é um misto de conhecimento, intimidade, sentimento afetivo, presença e necessidade. Assim surge nossa amizade com a sabedoria e desta forma nos tornamos filósofos. Evidentemente este processo leva mais tempo do que uma amizade de ser humano com ser humano, mas é mais profundo e vital.

O importante é que todos possam perceber que a sabedoria que nasce da honesta busca pela verdade, é acessível a todos, indistintamente, ou seja, o que falava sobre a sabedoria querer a amizade de todos nada mais é do que a acessibilidade de todo ser pensante a verdade como tal, melhor dizendo a busca constante pela essência dos entes.

Nenhum comentário: