Destaque:

A retrospectiva de Brás Cubas

Tenho grande apreço por Machado de Assis, pois acredito que sua contribuição para a Literatura Brasileira foi muito além de incrementar ...

Você escolheria a Monarquia como melhor sistema de governo para o Brasil?

quinta-feira, 10 de junho de 2010

Todos na Copa do Mundo

Realmente é muito interessante a obsesão da maioria da humanidade pelo futebol. Na realidade esta obsesão, que muitos podem chamar de “amor”, foi cultivado nos corações ao ponto que virou intrínseco numa cultura mundial. Hoje em dia não é exagero afirmar isso: o futebol faz Futebol - logo animado parte da cultura mundial. Por este motivo, quando temos um torneio mundial, ou melhor, uma copa reunindo todas os melhores times representantes de seus países que se destacaram em quatro anos, mais ou menos, vemos a população mundial mobilizada ao ponto de se chegar a constatar que estão todos na copa do mundo indepedentemente da distância que separam os milhões de habitantes de todos os países da sede do mundial.

Uma frase que escutei dias atrás na televisão dá um exemplo disso. Dizia o repórter esportivo sobre o ônibus oficial que transportava a seleção brasileira de futebol, que nele havia uma frase tipo slogan, que dizia: “Lotado! O Brasil esta aqui dentro”, se não me falha a memória. Cada seleção de jogadores que representa o seu país tem uma nação inteira por torcida, isto faz dele, o jogador, a esperança de cada habitante de uma nação.

Todos na Copa do Mundo! Esta é a realidade do mundo inteiro, mesmo daquelas partes do mundo onde existem países sem representantes na copa do mundo.

É significativo que notemos isto: uma mobilização como esta prova que os seres humanos em toda a parte do mundo são iguais, sentem e podem reagir do mesmo modo sobre temas universalmente aceitáveis porque verdadeiros, como um sentimento de torcida pelo seu país. Do mesmo modo, outras verdades incontestáveis podem mobilizar o mundo.

Pensemos e torçamos nesta Copa do Mundo!

Nenhum comentário: