Destaque:

El centenario de las apariciones de la Virgem Maria en Fatima

Rosa Caroline Crespo Fernández Valderi da Silva En su visita al santuario de Fátima en 1982, San Juan Pablo II proclamaba que "a ...

Você escolheria a Monarquia como melhor sistema de governo para o Brasil?

domingo, 6 de junho de 2010

“O mundo necessita da Cruz de Cristo”*

*Extraído de http://www.aciprensa.com/benedictoxvi/viajes/chipre10/documento.php?doc_id=304
Homilia da Missa celebrada na Igreja paroquial latina da Santa Cruz em Nicosia
Caros irmãos e irmãs em Cristo.
O Filho do Homem deve ser levantado, para que todo aquele que nele crê tenha a vida eterna (Jo 3:14-15). Nesta Missa Votiva e louvor ao nosso Senhor Jesus Cristo, celebremos a Santa Cruz que remiu o mundo. Através de sua morte e ressurreição, abriu as portas do céu e preparou um lugar para nós, para nós, fiéis, ele nos capacita a partilhar da sua Tradução - logo animadoglória.
Na alegria da vitória salvadora de Cristo, saúdo todos vós, reunidos na Igreja da Santa Cruz e eu agradeço a sua presença. Agradeço a calorosa recepção que me foi dada. Estou particularmente grato a Sua Beatitude o Patriarca Latino de Jerusalém, pelo seu acolhimento observações no início da Missa e da presença do padre Custódio da Terra Santa. Aqui, no Chipre, uma terra que foi o primeiro porto de chamada missionária de São Paulo em sua viagem através do Mediterrâneo, venho aqui hoje, seguindo os passos do grande Apóstolo, para fortalecê-lo em sua fé cristã e para pregar o Evangelho, que a vida oferece e esperança para o mundo.
O centro da nossa celebração de hoje é a Cruz de Cristo. Muitos poderiam ser tentados a perguntar por que nós, cristãos, celebrar um instrumento de tortura, um sinal de sofrimento, derrota e fracasso. É verdade que a Cruz exprime todas essas coisas. E ainda, para alguém que estava pendurado na cruz por nossa salvação, mas também representa o triunfo final do amor de Deus de todo o mal no mundo.
Existe uma tradição antiga ao fato de que a madeira da cruz foi retirada de uma árvore plantada pelo filho de Adão, Seth, no lugar onde Adão foi sepultado. Nesse local, conhecido como Gólgota, o lugar do crânio, Seth plantou uma semente de árvore do conhecimento do bem e do mal, a árvore que estava no meio do Jardim do Éden. Pela providência de Deus, feita pelo Maligno estariam dispostos a transformar as suas próprias armas contra ele.
Enganados pela serpente, Adão tinha esquecido a sua confiança filial em Deus e pecou ao morder o fruto de uma árvore do jardim que era proibido para ele. Como resultado do pecado, sofrimento e morte apareceu no mundo. Os efeitos trágicos do pecado, sofrimento e morte, foram por demais evidente na história dos descendentes de Adão. Vemos isso na nossa primeira leitura de hoje, com seus ecos da queda eo prenúncio da redenção de Cristo.
Como punição por seus pecados, o povo de Israel, definhando no deserto, foi mordido por serpentes e só poderia ser salvo da morte a olhar para o emblema que Moisés edificou, prenunciando a Cruz, que acabaria com o pecado ea morte uma vez e para sempre.
Vemos claramente que o homem não pode salvar-se das conseqüências de seu pecado. Você não pode salvar-se da morte. Só Deus pode livrá-lo da escravidão moral e física. E porque amou o mundo, enviou o seu Filho único, não para que condenasse o mundo - como a justiça parecia exigir - mas para que através dele o mundo seja salvo. O unigênito Filho de Deus teve que ser levantada, como Moisés levantou a serpente no deserto, para que todos possam vê-fé tem a vida.
A madeira da Cruz tornou-se um veículo para a nossa redenção, e a árvore que foi feita tinha causado a queda dos nossos primeiros pais. O sofrimento e a morte, que tinha sido uma conseqüência do pecado, tornou-se o meio pelo qual o pecado foi derrotado. O cordeiro inocente foi morto no altar da cruz, mas a imolação da vítima, quebraram uma nova vida: o poder do mal foi destruído pela força do amor do auto-sacrifício.
A cruz, então, é algo muito maior e mais misterioso do que parece à primeira vista. É sem dúvida um instrumento de tortura, sofrimento e derrota, mas ao mesmo tempo exprime a completa transformação, o recuo final para esses males: é isso que torna o símbolo mais eloquente de esperança que o mundo já viu. Ela fala a todos os que sofrem - os oprimidos, os doentes, os pobres, os marginalizados, vítimas de violência - e oferece-lhes a esperança de que Deus pode transformar seu sofrimento em alegria, o seu isolamento em comunhão, a morte em vida . Ele oferece a esperança ilimitada nosso mundo caído.
É por isso que o mundo precisa da Cruz. A cruz não é apenas um símbolo de devoção privada, e não apenas um crachá de pertença a um determinado grupo dentro da sociedade, e seu significado mais profundo não tem nada a ver com a imposição de um credo ou filosofia pela força . Ele fala sobre esperança, sobre o amor, fala da vitória da não-violência da opressão, Deus fala de trazer para o mundo, o fortalecimento do fraco, vencendo a divisão e o ódio superar com o amor.
Um mundo sem a Cruz seria um mundo sem esperança, num mundo em que a tortura ea brutalidade seria fora de controle, os fracos que devem ser exploradas e ganância seria a última palavra. A desumanidade do homem manifesto formas horríveis, e não iria terminar o ciclo vicioso da violência. Cruz só põe um fim a isso. Nenhum poder terreno pode nos salvar das conseqüências dos nossos pecados e nenhum poder humano pode derrotar a fonte de injustiça, no entanto a intervenção salvadora de nosso Deus amoroso tornou-se a realidade do pecado e da morte em seu oposto. Isso é o que comemorar quando Gloria Cruz de nosso Redentor. Então faz de Santo André de Creta, quando ele descreve a cruz como o "mais nobre, mais preciosa do que qualquer outra coisa na terra (...) pois nele e através dele toda a riqueza da nossa salvação estava no lugar e restaurados para nós" ( Oratio X 97 PG, 1018-1019).
Caros irmãos sacerdotes, as religiosas, queridos catequistas que nos foi confiada a mensagem da Cruz para que possamos oferecer a esperança para o mundo. Quando anunciamos Cristo crucificado, que não proclamar a nós mas a Ele não oferecem a nossa sabedoria ao mundo que não estamos pedindo nenhum crédito, mas estamos atuando como canais de sua sabedoria, seu amor por seus méritos de salvação. Sabemos que somos vasos de barro, mas, espantosamente, fomos escolhidos como arautos da verdade salvadora de que o mundo precisa ouvir. Não vamos nunca se maravilhar com a graça extraordinária que nos é dado, nunca paramos para reconhecer nossa indignidade, mas ao mesmo tempo deixar-nos sempre se tornam menos digno da nossa vocação nobre, para que por nossos defeitos e falhas enfraquecem a credibilidade das o nosso testemunho.
Neste Ano Sacerdotal, permita-me dirigir uma palavra especial aos sacerdotes presentes hoje e aqueles que estão se preparando para a ordenação. Reflita sobre as palavras que diz um padre recém-ordenado bispo apresentou o cálice ea patena: "Ele entende o que você faz, imitar o que comemorar e respeitar a sua vida ao mistério da Cruz do Senhor." Proclamando a Cruz de Cristo, vamos lutar para imitar o amor altruísta de quem se ofereceu no altar da Cruz, que é um sacerdote e vítima, em nome de quem falamos e agimos quando exercemos o ministério que recebemos. Como refletimos sobre nossas deficiências, individual e coletivamente, nós humildemente reconhecer que ele merecia o castigo, o cordeiro inocente sofreu por nós. E se, de acordo com o que merecemos, temos de ter compartilhado os sofrimentos de Cristo, alegremo-nos porque vamos desfrutar de uma grande alegria quando a glória dele for revelada.
Em meus pensamentos e orações Estou particularmente consciente do que muitos padres e religiosos no Oriente Médio atualmente experimentando uma forma particular chamado a sua vida ao mistério da Cruz do Senhor. Através das dificuldades enfrentadas por suas comunidades como resultado de conflitos e tensões na região, muitas famílias estão decidindo sair, e ele pode ser tentador para os pastores também fazer o mesmo.
Em tais situações, no entanto, um sacerdote, uma comunidade religiosa, uma freguesia que continua forte e continua a dar testemunho de Cristo é um sinal extraordinário de esperança não só para os cristãos, mas para todos aqueles que vivem na região. Sua mera presença é uma expressão eloqüente do evangelho da paz, a determinação do Bom Pastor, para cuidar de todas as suas ovelhas, firme compromisso da Igreja para o diálogo de reconciliação, amor e aceitação dos outros. Ao abraçar a Cruz, que é dado, os sacerdotes e religiosos no Oriente Médio pode irradiar esperança que se baseia no coração do mistério que celebramos em nossa adoração hoje.
Apreciado no coração as palavras da nossa segunda leitura de hoje, que fala tão bem da vitória obtida por Cristo após a Sua morte na Cruz, um triunfo que somos convidados a partilhar: "Por isso Deus o exaltou e lhe deu o nome , que está acima de todo nome. Para o nome de Jesus se dobre todo joelho no céu, na terra e debaixo da terra "(Fl 2, 9-10)
Sim, queridos irmãos e irmãs em Cristo, Longe de nós a glória, exceto na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo (Gl 6, 14) Ele é a nossa vida, nossa salvação e ressurreição, através Dele somos salvos e libertos.

Nenhum comentário: