Destaque:

El centenario de las apariciones de la Virgem Maria en Fatima

Rosa Caroline Crespo Fernández Valderi da Silva En su visita al santuario de Fátima en 1982, San Juan Pablo II proclamaba que "a ...

Você escolheria a Monarquia como melhor sistema de governo para o Brasil?

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Copa 2010: Alegria e Tristeza

Sempre gostei de futebol e por isso comento sobre este assunto neste blog. Principalmente agora que respiramos um clima de Copa por toda a parte fica irrestível dar ao menos uma opinião.

Futebol - logo animado Pois hoje abateu-se uma grande tristeza no país da Copa, a África do Sul. Neste dia 16 de junho é lembrado o momento em que jovens estudantes na década de 70 se manifestaram contra uma obrigação imposta pelo regime vigente de aprender o africâner tido como idioma simbolo do regime opressor. Em meio a manisfestação que no início era pacífica os políciais mataram em torno de 25 estudantes entre eles um que tinha 12 anos e se tornou símbolo desta manisfestação pública do povo negro contra o regime que impunha separação racial. Hoje em dia é lembrado como momento forte de luta contra uma opressão ditatorial.

Hoje, dia 16, os africanos viveram dois sentimentos: alegria pela data e tristeza pelo resultado do jogo da África contra o Uruguai. Jogo que terminou 3 a 0 para Uruguai trouxe quase um fim para a esperança africana de passar para outra fase da Copa do Mundo. País anfitrião tinha nas costas o peso de fazer um bom resultado. Mas não foi isso que todos viram.

Nenhum comentário: