Destaque:

A retrospectiva de Brás Cubas

Tenho grande apreço por Machado de Assis, pois acredito que sua contribuição para a Literatura Brasileira foi muito além de incrementar ...

Você escolheria a Monarquia como melhor sistema de governo para o Brasil?

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Copa 2010: Alegria e Tristeza

Sempre gostei de futebol e por isso comento sobre este assunto neste blog. Principalmente agora que respiramos um clima de Copa por toda a parte fica irrestível dar ao menos uma opinião.

Futebol - logo animado Pois hoje abateu-se uma grande tristeza no país da Copa, a África do Sul. Neste dia 16 de junho é lembrado o momento em que jovens estudantes na década de 70 se manifestaram contra uma obrigação imposta pelo regime vigente de aprender o africâner tido como idioma simbolo do regime opressor. Em meio a manisfestação que no início era pacífica os políciais mataram em torno de 25 estudantes entre eles um que tinha 12 anos e se tornou símbolo desta manisfestação pública do povo negro contra o regime que impunha separação racial. Hoje em dia é lembrado como momento forte de luta contra uma opressão ditatorial.

Hoje, dia 16, os africanos viveram dois sentimentos: alegria pela data e tristeza pelo resultado do jogo da África contra o Uruguai. Jogo que terminou 3 a 0 para Uruguai trouxe quase um fim para a esperança africana de passar para outra fase da Copa do Mundo. País anfitrião tinha nas costas o peso de fazer um bom resultado. Mas não foi isso que todos viram.

Nenhum comentário: