Destaque:

El centenario de las apariciones de la Virgem Maria en Fatima

Rosa Caroline Crespo Fernández Valderi da Silva En su visita al santuario de Fátima en 1982, San Juan Pablo II proclamaba que "a ...

Você escolheria a Monarquia como melhor sistema de governo para o Brasil?

domingo, 30 de maio de 2010

Trindade: mistério e claridade

Pois onde esta a luz, aí também esta o esplendor da luz; e onde está o esplendor, aí também esta a sua graça eficiente e esplendorosa (Santo Atanásio, Ep. ad Serapionem, 28-30).

Sempre gostei muito deste assunto, a Santíssima Trindade. Ele sempreTrindade me cativou não somente por eu ser um católico esforçado no que pede minha fé, mas por se tratar de um mistério e mais ainda, porque nele tratamos do próprio Deus, tratamos com Deus.

De fato, é um mistério que nem o mais inteligente homem – inteligente porque imbuido de inteligência humana e sentido espiritual – conseguiu apreender. Falo evidentemente de Santo Agostinho, hoje em dia muito citado por teológos e sacerdotes –, às vezes erradamente citado! Conheci um grande homem certa vez que proferiu a mais adequada, ao meu ver, conceituação deste mistério: Boaventura Kloppenburg (falecido em 2008) dizia, “a Santíssma Trindade consiste numa dança giratória de amor entre Pai, Filho e Espírito Santo…”. Neste movimento “giratório” está claramente expressa a infinitude das Três Pessoas, giratória deixa claro isto, circulo onde não há começo nem fim. “Dança” porque a Santíssima Trindade é animum, é animação e consequentemente vida por isso não está  inerte, mas sim em eterno movimento, poderia-se aqui dizer eterna criação. De “amor” porque esta é a essência divina, é o combustível pelo qual Deus fez e faz tudo.

Mas é claro que sendo mistério não é possível abarcar a compreensão a respeito da santíssima Trindade. No entanto, Ela é claridade para a razão, pois através deste Mistério nos aproximamos da interelação divina e de modo análogo compreendemos nossa interelação com o divino e a interelação com os próprios seres humanos. Além disso, a aproximação de nossa intelectualidade com este Mistério nos torna cada mais apto a aderir ao que Deus mesmo quer no tocante a evolução da ser humano integral.

Nenhum comentário: