Destaque:

El centenario de las apariciones de la Virgem Maria en Fatima

Rosa Caroline Crespo Fernández Valderi da Silva En su visita al santuario de Fátima en 1982, San Juan Pablo II proclamaba que "a ...

Você escolheria a Monarquia como melhor sistema de governo para o Brasil?

segunda-feira, 31 de maio de 2010

No início José, no fim Maria

Termina hoje o mês de maio. Este mês que recebe tantos “padrinhos”, as mães, os operários, os noivos antes de tudo é um mês essencialmente cristão. Temos no começo São José, um varão que indubitavelmente fez parte indispensável na história da Salvação, e temos no fim deste mês augusto, Maria, nossa Mãe, comemorada na festa que faz memória de sua visita a parente Santa Isabel que já esperava em seu ventre São João Batista, o precursor de Jesus.José e Maria

Parece formidável este mês coroado com estas duas festas da Igreja,  pois temos neste dois santos, pais de Jesus, a imagem mais perfeita da realidade familiar que Deus nos propõe e que podemos buscar.

José evidentemente era pai adotivo de Jesus, visto que Maria concebeu milagrosamente permanecendo virgem. Mas sua atuação como a figura paterna de Jesus menino mostra o quanto os pais podem tirar dele seu maior exemplo daquelas virtudes indispensáveis a começar pela atitude hombril – não relacionado a força grotesca - frente a notícia de Maria que conceberia sem a sua participação natural. Mais ainda, uma personalidade calma, e coerente além de respeitosa, como podemos cosntatar no pouco que nos relata os evangelhos sobre sumaria_jesus_100a pessoa.

Maria, nossa amada Mãe. Poder-se-ia falar muito desta pessoa que nos antecede nos céus, mas resigno-me a mencionar a sua sensibilidade materna que a muitas mães faltam hoje em dia: mesmo sabendo que seu Filho era um dom ao mundo, não deixou de repreender e de o acariciar. Este fato é importante também pelo contrário, saber que cada filho é um “dom” para si prórpio mas também para a humanidade.

Concluo lembrando que José e Maria nos indicam o caminho a seguir, nos mostram o alvo a atingir: Jesus Cristo.

Nenhum comentário: