Destaque:

El centenario de las apariciones de la Virgem Maria en Fatima

Rosa Caroline Crespo Fernández Valderi da Silva En su visita al santuario de Fátima en 1982, San Juan Pablo II proclamaba que "a ...

Você escolheria a Monarquia como melhor sistema de governo para o Brasil?

sexta-feira, 7 de maio de 2010

Legionários de Cristo pedem orações e paciência após comunicado da Santa Sé*

*Extraído de http://www.acidigital.com/noticia.php?id=18905

ROMA, 07 Mai. 10 / 01:50 pm (ACI).- Em uma nota interna difundida entre os Legionários de Cristo e o Regnum Christi, as autoridades desta congregação pedem a seus membros orações e paciência ante o recente comunicado da Santa Sé de 1 de maio. Em seguida, a nota na íntegra:
"1. A Santa Sé nos pediu que este fosse um momento de reflexão e oração, e que portanto não é conveniente que façamos comentários nem declarações sobre o Comunicado. Este é o motivo pelo qual não fizemos ulteriores publicações.
Isto não implica que não ajudemos e comuniquemos os elementos essenciais para favorecer a paz, unidade e acolhida do Comunicado. Ao contrário, dentro do que marca o mesmo e com a devida prudência, temos que comunicar e oferecer acompanhamento pelos diversos canais, sobre tudo pessoais e grupais. Quanto aos dados precisos, devemos respeitar em todo momento que não temos mais informação oficial que o Comunicado mesmo. Logo que recebamos mais informação a transmitiremos. Enquanto isso não devemos ceder a tomar conclusões ou interpretações neste sentido.
2. Entretanto, é necessário que ajudem a todos (legionários, membros consagrados, membros e amigos do Regnum Christi, benfeitores, empregados) a:
A. Acolher as disposições da Santa Sé com uma profunda fé em Deus e obediência filial ao Santo Padre.
B. Esforçar-nos por construir unidade entre todos e de maneira especial com o Santo Padre. Será necessário sair ao encontro com coração manso e humilde.
C. Robustecer a confiança na Providência de Deus e confrontar o futuro com muita serenidade e espírito positivo.
D. Pôr o olhar na grandeza e a urgência da missão de evangelização que tem a Igreja e nós dentro dela. É ali, no anúncio do Evangelho, na salvação das almas e na extensão do Reino de Cristo, onde temos centrado o nosso olhar.
3. De igual maneira, ajudem a compreender também as partes positivas que contém o comunicado sobre a Legião e seus membros. Muitos meios de comunicação estão difundindo apenas as correções e os aspectos negativos, algo que serve para a deformação de muitas das mensagens.
4. Na atenção pessoal, nas reuniões e conferências que hajam nas comunidades, equipes, seções e obras, é necessário esclarecer algumas mensagens equivocadas que alguns meios estão difundindo:
A. O Comunicado não fala de "Re-fundação", sim de "profunda revisão" e "purificação".
B. Não fala de mudar o carisma, antes fala do: "núcleo de carisma que pertence aos Legionários de Cristo e lhes é próprio", "a necessidade de redefinir o carisma (…) preservando o núcleo verdadeiro", de "um autêntico dom de Deus", "uma riqueza para a Igreja": o Papa "os exorta a não perder de vista que sua vocação, nascida da chamada de Cristo e animada pelo ideal de dar testemunho de seu amor no mundo, é um autêntico dom de Deus, uma riqueza para a Igreja, o fundamento indestrutível sobre o qual construir seu futuro pessoal e o da Legião".
C. Não é um rechaço do Papa à Legião de Cristo. Em realidade se diz que: "o Papa renova seu ânimo a todos os Legionários de Cristo, a suas famílias, aos leigos comprometidos com o Movimento Regnum Christi, neste momento difícil para a Congregação e para cada um deles." e "O Santo Padre deseja assegurar a todos os Legionários e os membros do Movimento Regnum Christi que não estarão sós: a Igreja tem a firme vontade de acompanhá-los e ajudá-los no caminho de purificação que os espera."
D. Quando diz que "tal vida era desconhecida por uma grande parte dos legionários" significa que a maioria não sabia nada, incluindo os que atualmente estão no governo da Legião. Resta por ser examinado se havia culpabilidade por parte daqueles que o comunicado menciona.
E. Com respeito ao Delegado, o Santo Padre não especificou nem o nome da pessoa, nem as faculdades, nem as datas. Tampouco existe notícia alguma ulterior sobre a visita apostólica aos membros consagrados do Regnum Christi embora esta tenha sido confirmada.
A Divina Providência permitiu que vivêssemos este caminho de purificação. Vivê-lo com fé, esperança e caridade é uma oportunidade que Deus nos oferece para dar testemunho de Seu amor. Vejamo-lo como uma oportunidade de evangelização".

Nenhum comentário: