Destaque:

A retrospectiva de Brás Cubas

Tenho grande apreço por Machado de Assis, pois acredito que sua contribuição para a Literatura Brasileira foi muito além de incrementar ...

Você escolheria a Monarquia como melhor sistema de governo para o Brasil?

segunda-feira, 3 de maio de 2010

COMUNICADO DA SANTA SÉ

1. No dia 30 de abril e 01 de maio, o secretário de Estado, cardeal Tarcisio Bertone, presidiu uma reunião no Vaticano com os cinco bispos responsáveis da Visita Apostólica à Congregação dos Legionários de Cristo (Dom Ricardo Blázquez Pérez, Arcebispo de Valladolid, Mgr. Charles Joseph Chaput, OFM Cap. Arcebispo de Denver, Mgr. Andrella Ricardo Ezzati SDB, arcebispo de Concepción, monsenhor. Versaldi Joseph, bispo de Alexandria, Mons. Ricardo Watty Urquidi, M.Sp.S., bispo de Tepic). Estiveram presentes o Prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé e a Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica e do suplente para os Assuntos Gerais da Secretaria de Estado.
Uma das sessões teve lugar na presença do Santo Padre, para que o visitante apresentasse um resumo do seu relatório, que foi enviado antes.
Durante a visita foram encontrados em pessoa mais de 1.000 legionários e foram analisados centenas de documentos escritos. Os visitantes já visitaram quase todas as casas religiosas e muitas das obras de apostolado dirigido pela Congregação. Ter ouvido, oralmente ou por escrito, o parecer dos bispos diocesanos dos muitos países onde a congregação atua. Os visitantes também se reuniram com vários membros do Movimento Regnum Christi , embora não tenha sido objeto da visita, especialmente os religiosos e religiosas. Eles também receberam correspondência considerável de leigos e membros da família do Movimento.
Os cinco visitantes têm testemunhado a recepção dada a sua sinceridade e espírito construtivo de cooperação demonstrado pela congregação religiosa e individual. Embora agindo independentemente, chegaram a uma avaliação amplamente partilhada e convergente para um parecer. Eles atestaram que ele havia encontrado um grande número de pessoas religiosas, honestos, talentosos, muito deles jovens, que procuram a Cristo com entusiasmo genuíno e desejam oferecer toda a sua vida para espalhar o Reino de Deus
2. A Sé Apostólica foi capaz de verificar que o comportamento de P. Marcial Maciel Degollado tem causado graves conseqüências na vida e na estrutura da Legião, que exigem um processo de revisão radical.
O comportamento sério e objetivamente imoral de P. Maciel, apoiada por provas irrefutáveis, configurar, às vezes, crimes reais, e manifesta uma vida desprovida de escrúpulos e de sentimento religioso genuíno. De que a vida foi em grande parte inconscientes dos Legionários, especialmente por causa do sistema de informação construído pelo Padre Maciel, que habilmente conseguiu construir um álibi, para obter confiança e do silêncio que rodeia e reforçar o seu papel como fundador carismático.
Não raro, uma vergonha lamentável e a expulsão daqueles que duvidavam de seu comportamento direito, e o equívoco de não querer prejudicar o bom que a Legião estava fazendo, tinha criado em torno dele um mecanismo de defesa que o fez intocável por muito tempo , tornando o conhecimento difícil de sua vida real.
3. O zelo da verdadeira maioria dos Legionários, mostrou também visitas às casas da congregação e muitas das suas obras, não apenas muito apreciado no passado, levou muitos a acreditar que as taxas tornam-se gradualmente mais insistente e correr aqui e ali, não que seria calúnia.
Portanto, a descoberta e o conhecimento da verdade sobre o fundador resultou nos membros da Legião, surpresa, consternação e profundo pesar, claramente evidenciado pelos visitantes.
4. Dos resultados da Visita Apostólica surgiu claramente, entre outros elementos:
a) a necessidade de redefinir o carisma da Congregação dos Legionários de Cristo, preservando o núcleo da verdade, que de "Militia Christi", que caracteriza a apostólica e missionária da Igreja e que não é a mesma eficiência a qualquer custo;
b) a necessidade de rever o exercício da autoridade, que deve ser recomposto com a verdade, respeitar a consciência e desenvolver a à luz do Evangelho, como serviço eclesial autêntica;
c) a necessidade de preservar a fé do entusiasmo dos jovens, o zelo missionário, o dinamismo apostólico, através de formação adequada. Na verdade, o desapontamento sobre o fundador poderia pôr em causa o núcleo desta vocação e carisma que pertence à Congregação dos Legionários de Cristo e os seus próprios.
5. O Santo Padre gostaria de assegurar a todos os Legionários e os membros do Movimento Regnum Christi "não será deixada sozinha: a Igreja tem um forte desejo de acompanhá-los e ajudá-los no caminho de purificação que os espera. Ele também irá significar uma sincera com os de dentro e fora da Legião, foram vítimas de abuso sexual e do sistema de energia criada pelo fundador, neste momento meus pensamentos e orações do Santo Padre, junto com gratidão para muitos deles, mesmo em meio a grandes dificuldades, teve a coragem e perseverança para a procura da verdade.
6. O Santo Padre, que agradeceu aos visitantes o trabalho delicado que tem realizado com competência, generosidade e sensibilidade pastoral de profundidade, foi reservado e logo notou modos deste apoio, a começar com a nomeação de um delegado e um comitê para o estudo das constituições
O Santo Padre enviará um Visitador aos membros consagrados do Movimento Regnum Christi, que tem insistentemente solicitado.
7. Finalmente, o Papa renovou seu alento a todos os Legionários de Cristo, suas famílias, leigos comprometidos no movimento Regnum Christi, durante este tempo difícil para a congregação e cada um deles. Exorta-os a não perder de vista que a sua vocação, o que originou a chamada de Cristo e animada pelo ideal do mundo para testemunhar o seu amor é um verdadeiro dom de Deus, um tesouro para a Igreja, a fundação indestrutível para a construção futuro pessoal e da Legião.
[00615-01.01] [Texto original: Italiano]

http://212.77.1.245/news_services/bulletin/news/25503.php?index=25503&po_date=01.05.2010&lang=it

Nenhum comentário: