Destaque:

El centenario de las apariciones de la Virgem Maria en Fatima

Rosa Caroline Crespo Fernández Valderi da Silva En su visita al santuario de Fátima en 1982, San Juan Pablo II proclamaba que "a ...

Você escolheria a Monarquia como melhor sistema de governo para o Brasil?

segunda-feira, 1 de março de 2010

Academia Brasileira de Letras decretou três dias de luto pela morte do empresário e bibliófilo

jose mindlim 2 O corpo do empresário e bibliófilo José Mindlin foi enterrado, por volta das 16h20min deste domingo, no Cemitério Israelita, na Vila Mariana, em São Paulo. Mindlin morreu pela manhã, com falência múltipla de órgãos, no Hospital Albert Einstein, onde estava internado havia um mês.
Mindlin tinha 95 anos e era imortal da Academia Brasileira de Letras (ABL), onde ocupava a cadeira de número 29. Com sua morte, a ABL decretou três dias de luto.
O empresário foi velado no Albert Einstein, por onde passaram nesta tarde políticos, como Gilberto Kassab, Marta Suplicy, José Serra, Fernando Henrique Cardoso e Eduardo Suplicy, entre outros. Estiveram ainda no velório o emprésário Celso Lafer, o maestro Júlio Medaglia e o rabino Henry Sobel. Todos destacaram a importância de Mindlin para a economia e cultura no Brasil.
O bibliófilo era formado em direito pela Universidade de São Paulo (USP) e um apaixonado por livros. Advogou até 1950, quando foi um dos fundadores da Metal Leve. Em junho de 2009, ele doou sua biblioteca, a maior coleção particular de livros do Brasil (com cerca de 40 mil volumes), para a USP, transformando-a na biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin. Viúvo, o empresário deixa quatro filhos, 12 netos e 12 bisnetos.
As informações são do site G1

Nenhum comentário: