Destaque:

El centenario de las apariciones de la Virgem Maria en Fatima

Rosa Caroline Crespo Fernández Valderi da Silva En su visita al santuario de Fátima en 1982, San Juan Pablo II proclamaba que "a ...

Você escolheria a Monarquia como melhor sistema de governo para o Brasil?

sábado, 14 de novembro de 2009

Sentir … falar

Hoje percebo as reais dificuldades da formiga. Ela tem a sua vida formada por causa do trabalho que não é opcional para ela, mas antes é sempre uma necessidade vital.

Não concordo e nem faço apologia daquele conceito antropológico do “homem-trabalho”, do homem enquanto ser para o trabalho, mas digo que na atualidade sinto e posso dizer com mais propriedade que o homem (homem e mulher naturalmente!) vivem incondicionalmente dependentes do trabalho. Parece óbvio demais para se escrever! Mas escrevo porque sei de muitos que nem sequer sabem desta real condição do homem atual, alguns quase escravisados pelo trabalho. Muitos que sabem falar muito sobre a “dignidade do homem”, a “liberdade do trabalhador” e etc. mas não sabem na realidade o que é ser um trabalhador, a agonia em que vive um trabalhador na labuta e no sentir que não gozará este e aquele outro mês de descanso ou prazer com que muitos (iludidos!) se deleitam.

Hoje sei que outrora vivia assim, falando bem, bonito, fundamentado, mas sem sentir ou saber dos sentimentos daqueles de quem falava.

Pax Christi

Nenhum comentário: