Destaque:

A retrospectiva de Brás Cubas

Tenho grande apreço por Machado de Assis, pois acredito que sua contribuição para a Literatura Brasileira foi muito além de incrementar ...

Você escolheria a Monarquia como melhor sistema de governo para o Brasil?

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

“Forças” naturais do homem

Queria poder ter poderes extraordinários como os super-heróis!

Pensando melhor, gostaria de ter o poder que tem o Batman… nenhum poder extraordinário. Mas o poder que ele tem é o de ser humano, normal, mas que soube canalizar e formar suas potencialidades,  estas que todos os homens têm.

Sempre me entendi assim, como alguém que procura dar valor ao que realmente tem valor, por sua natureza. Assim, as virtudes humanas são para mim o mais precioso dom que os humanos possuem em sua natureza. Pois delas é que formamos nosso caráter mais “visível” aos olhos dos demais. Através dela somos considerados honestos, íntegros, retos, etc. Sem elas, ou tendo elas mal formadas, somos tidos como anarquistas, desonestos, adúlteros, etc.

Mas como pode ser que algo tão “invisível” pode orientar a vida do homem? Muitos simples, as virtudes humanas nutrem e ditam nossas atitudes frente aos outros ou situações controvesas em que são exigidas posições objetivas.

Numa dimensão estritamente humana, estas vitrtudes ou “forças”, são essenciais na vida e por isso não devem ser niglegenciadas.

Pax Christi

Nenhum comentário: