Destaque:

El centenario de las apariciones de la Virgem Maria en Fatima

Rosa Caroline Crespo Fernández Valderi da Silva En su visita al santuario de Fátima en 1982, San Juan Pablo II proclamaba que "a ...

Você escolheria a Monarquia como melhor sistema de governo para o Brasil?

domingo, 29 de novembro de 2009

A Batalha de Lepanto!

A muito tempo que não a visitava. A muito que não tinha a oportunidade de sentar em um banco e ficar a vislumbrar seu teto magníficamente servindo de manual de história e catecismo ao mesmo tempo. Quanto me deixa estaziado a imagem artísticamente pintada no teto da Igreja do Rosário em Porto Alegre (RS-Brasil).
Se trata de uma simples e por isso bela, imagem da Batalha de Lepanto Igreja do Rosário - Porto Alegre - tetotrazendo ao início da pintura olhando desde o altar, São Domingos e Sua Santidade, o Papa, e entre eles Basílica de São Pedro.
Logo segue um resumido da batalha com navios mouros e cristãos, estes vitoriosamente enguendo bandeiras e trazendo estanpado no rosto a vitória. Esta vitória que São Domingos faz questão de mostrar pelo que foi conseguida, pela reza do rosário, este objeto de devoção por muitos menosprezado e deixado de lado.
Gosto de entrar nesta igreja do Rosário (na verdade Nossa Senhora do Rosário) para rezar, claro, e mais ainda ficar olhando para o teto. As pinturas em tetos e paredes de Igrejas tinham este objetivo. Vemos este objetivo somente nas igrejas construídas a anos atrás, as de agora (modernas!) quando as tem, fazem que eu (ao menos) feche os olhos, para não as ver. Será este o objetivo das pinturas modernas em igrejas? Que fechemos os olhos para rezar mais compenetrados? Tomara que seja este objetivo ingênuo, porque a verdade é que cada vez com mais frequência as igrejas de contrução “moderna” são  “enfeitadas” de gosto horrível.

Nenhum comentário: