Destaque:

A retrospectiva de Brás Cubas

Tenho grande apreço por Machado de Assis, pois acredito que sua contribuição para a Literatura Brasileira foi muito além de incrementar ...

Você escolheria a Monarquia como melhor sistema de governo para o Brasil?

segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Além da escutidão (?)

Na madrugada de terça-feira, assistindo televisão, meio cansado e lutando contra o adormecimento que insistia, me deparei com um curioso título de filme que se apresentou na sessão Corujão (nome bem sujestivo!), “Além da escuridão”.além da escuridao filme
Logo pensei: este filme tem um bom nome, vai ser interessante! Mas grande foi minha surpresa quando, passando minuto após minuto do filme pensei novamente, agora baseado no que via: vai ser mais um filme sem fim! E foi mesmo.
Mas o começo dele me pareceu interessante, pena que não souberam aproveitar a idéia inicial. Começa com humanos em cavernas tendo que sobreviver caçando. Não se tratava de um filme falando da era das cavernas, mas de humanos que viviam em cavernas por causa da eliminação quase completa da raça humana anos atrás por causa de uma peste mortal.
Considerei a idéia fenomenal, de início, pois tratava de seres humanos regredidos ao estado primevo levados a este por sua própria, e suposta, desenvultura científica. Mas quero ressaltar que o que mais me chamou a atenção foi a idéia de poder que este clã de humanos tinha, aquele livros dentre eles que sabia ler e por isso podia conhecer através de LIVROS o antigo conhecimento (por simples que hoje possa parecer) era o soberano, e realmente era tido como ser “ mágico”.
Os livros podem trazer este poder sempre, em todas as eras, independente do desenvolvimento da ciência e tecnologia, sempre o conhecimento passado através dos livros será considerado status de “sabedoria” e “poder”.
Viva aos livros!

Pax Christi

Nenhum comentário: