Destaque:

A retrospectiva de Brás Cubas

Tenho grande apreço por Machado de Assis, pois acredito que sua contribuição para a Literatura Brasileira foi muito além de incrementar ...

Você escolheria a Monarquia como melhor sistema de governo para o Brasil?

domingo, 4 de outubro de 2009

Reflexões sobre a idade

Agindo como a geração anterior

Caminhando com minha mulher pelo deserto do Mojave, muitas vezes encontrei as famosas cidades-fantasmas: construídas perto de minas de ouro, eram paulo-coelhoabandonadas quando todo o produto da terra tinha sido extraído. Haviam cumprido seu papel, e não tinha mais sentido continuar sendo habitadas.
Caminhando com minha mulher pelas florestas dos Pirineus, vi muitas árvores caídas, depois de terem vivido por centenas de anos. Mas, diferente das cidades-fantasmas, o que aconteceu? Abriram espaço para que a luz penetrasse, fertilizaram o solo, e seus troncos estavam cobertos de vegetação nova.
A nossa velhice vai depender da maneira que vivemos. Podemos terminar como uma cidade-fantasma. Ou como uma generosa arvore - que continua a ser importante, mesmo depois de não conseguir agüentar-se mais de pé.
A pipa e o vento
Comenta o Dr. R. Brasch:
"Precisamos lembrar que não somos os únicos que estamos diante de um problema quase insolúvel. Mas, da mesma maneira que uma pipa só consegue levantar vôo quando é colocada contra o vento, mesmo o pior de nossos problemas serve para nos elevar a um degrau mais alto. Não podemos esquecer nunca que outras pessoas já atravessaram momentos tão insuportáveis como o que estamos passando agora; se elas conseguiram, nós também vamos conseguir".
O que é realmente importante
Certo homem aproximou-se de Abu Said A'bil Khair, um grande mestre a quem muita gente atribuía milagres, e comentou:
- O senhor é o mais poderoso de todos os homens, porque pode caminhar nas águas de um rio, voar até a copa da árvore mais alta, e mover-se do leste para o oeste em menos de um minuto. Venho aqui para ficar ao seu serviço pelo resto de minha vida.
- Não há nada de interessante nestas coisas - replicou Abu Said A'bil Khair. - Os patos também andam nas águas dos rios, os pássaros são capazes de voar, e o Demônio consegue ir de leste a oeste em menos de um minuto. Se for por causa disso que veio até aqui, dispenso os seus serviços.
Parou por um momento, saboreando o embaraço do homem, e logo continuou:
- Estas coisas não têm nenhum valor, servem apenas para educar a disciplina de um homem.
"Você só deve honrar aqueles que, apesar de precisarem viver em condições muito difíceis, lutam dia e noite para defender o que acreditam, são caridosos com o próximo, casam e não se deixam abater pelas dificuldades da vida em comum, trabalham de sol a sol para conseguir o sustento da família, e nunca se desesperam".
"Sempre que você encontrar uma pessoa assim, procure servi-la por algum tempo, porque com certeza ela está precisando de ajuda".

Nenhum comentário: