Destaque:

A retrospectiva de Brás Cubas

Tenho grande apreço por Machado de Assis, pois acredito que sua contribuição para a Literatura Brasileira foi muito além de incrementar ...

Você escolheria a Monarquia como melhor sistema de governo para o Brasil?

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Falece nesta madrugada dom Antônio do Carmo Cheuiche

Faleceu na madrugada desta quarta-feira, às 4h30 no Hospital de Ivoti (RS), o bispo auxiliar de Porto Alegre, dom Antônio do Carmo Cheuiche. Desde abril desse ano, o prelado estava recolhido para tratamento de saúde no Hospital Mãe de Deus. Foi transferido à Casa de Repouso, anexa ao Hospital São José de Ivoti, no dia 02 de julho.

Natural de Caçapava (RS), dom Antônio nasceu no dia 13 de junho de 1927. Sua ordenação sacerdotal aconteceu no dia 10 de março de 1951, na Ordem dos Padres Carmelitas. Sua formação acadêmica inclui qualificação em Teologia em Burgos (Espanha), jornalismo na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Filosofia e Letras pela Universidade Complutense de Madri e cursos de extensão nas universidades de Viena, Freiburg e Breisgau.

Em 2 de abril de 1969, dom Antônio foi eleito bispo auxiliar de Santa Maria. E no dia 5 de maio de 1971, foi nomeado bispo auxiliar de Porto Alegre. Por ser ligado ao mundo da cultura, foi membro da Pontifícia Comissão para os Bens Culturais da Igreja, do Pontifício Conselho de Leigos, da Pontifícia Comissão de Justiça e Paz e do Pontifício Conselho para os Não Crentes, todos dicastérios do Vaticano. Durante 25 anos foi membro do Conselho Episcopal Latino-Americano (CELAM), presidindo o Departamento de Leigos, o Departamento de Não Crentes e fundando o Departamento de Cultura. Escreveu várias obras, além de vários ensaios sobre cultura, cristianismo, inculturação e pastoral urbana.

Foi diretor do Centro de Pastoral da Arquidiocese de Porto Alegre durante 18 anos. Em 1975, juntamente com a Cáritas Arquidiocesana, criou a Campanha Ação Natal, que em seguida foi assumida por toda a Igreja no Brasil. Hoje conhecida como Campanha de Evangelização. Na mesma época, criou a Associação dos Dirigentes Cristãos de Empresas (ADCE) com atuação na evangelização do mundo empresarial. Nos seus últimos anos de episcopado, dedicou-se à pastoral em segmentos especializados da sociedade gaúcha, como advogados, operários, professores e médicos, instituindo também o Movimento Parlamentar Católico.

Dom Antônio Cheuiche será velado na Catedral Metropolitana de Porto Alegre, no centro da cidade. A Missa de Exéquias será realizada nesta quinta-feira, dia 15, às 9h, presidida pelo arcebispo dom Dadeus Grings. O sepultamento acontecerá após a missa.

Nenhum comentário: