Destaque:

El centenario de las apariciones de la Virgem Maria en Fatima

Rosa Caroline Crespo Fernández Valderi da Silva En su visita al santuario de Fátima en 1982, San Juan Pablo II proclamaba que "a ...

Você escolheria a Monarquia como melhor sistema de governo para o Brasil?

sábado, 3 de outubro de 2009

“CRISTIANISMOS ADAPTADOS”

Depois do Cancílio Vaticano II muitas idéias tem circulado o globo. Algumas podem realmente, de um jeito ou de outro, ter trazido desenvolvimento ou clareza sobre certo ponto teológico. cruz470jn6

Mas me refiro neste texto àquelas idéias – que são a minoria – que de maneira alguma troxeram benefício a Igreja, ou também a teologia de modo geral. Estas idéias somente espalharam discordância e “joio” no meio da ceara do Senhor. Coisa claríssima que muitos não souberam distinguir alguns anos atrás é que o desenvolvimento teológico pode ser relativo em se tratando da verdade cristã. Ora, qualquer um pode “fazer teologia”, nem por isso a suposta verdade teológica que tal descobre ou desenvolve se enquadra na verdade mesma da fé cristã.

Por isso, o depositum fidei sempre terá validade e efeito em primeiro lugar de preservação da verdade e em segundo de denúncia dos erros anunciados ou cometidos.

Ele vem salvaguardar a integridade da verdade em meio a uma artilharia de in- verdades. Dentro desta tarefa se encontra o Magistério denúnciando claramente os cristianismos adaptados.

Mas como identificar um cristianismo adaptado?

[continua]

Pax Christi

Nenhum comentário: